Mesmo enfrentando barreiras como queda na demanda por carros elétricos e as polêmicas tarifas sobre seus modelos, a BYD quer entrar no mercado canadense em breve. Executivos da montadora chinesa já estão em conversas com o governo local e tratam de diversas questões e até negociações com concessionárias já aconteceram.
Segundo informações do portal Inside EVs, desde o final do último mês de julho, lobistas que representam a fabricante estão conversando com os governantes locais. As principais questões são de entrada de carros eletrificados de passeio e aplicação da tarifa de importação sobre eles. A data oficial de lançamento e início das vendas ainda não foram confirmados.
Outro rumor que circula é que a BYD já conversou com revendedoras canadenses. A marca foi consultada para falar sobre o assunto, mas optou por não divulgar nada neste momento. Por sua vez, a fabricante também acenou para mais um mercado em 2024: o México. Foi lá que ela revelou a sua primeira caminhonete híbrida plug-in, a Shark e já planeja ter uma fábrica na região. Contudo, o governo local segue receoso.
Um mercado não conhecerá de perto tão cedo os carros da BYD
Ainda que a montadora dona do hatch Dolphin esteja focada em iniciar suas operações no México e Canadá, os Estados Unidos não devem receber nenhum investimento da marca. Stella Li, vice-presidente executiva e CEO da BYD para as Américas, afirmou recentemente que o mercado estadunidense não está nos planos de vendas da empresa. Os motivos são a tarifa de 102,5% sobre o valor do carro importado eletrificado importado da China.
E também a queda na demanda local por este tipo de propulsão dos veículos. O Canadá também estuda ser rígido contra as importações de automóveis fabricados em solo chinês, só não deve ser tão radical quanto os Estados Unidos. O presidente da Automotive Parts Manufacturers Association, Flávio Volpe, se mostrou preocupado acerca dos modelos chineses enviados para os demais países do globo.
Em sua visão, Flávio afirma que a China tem um desdobramento tático sobre seus automóveis eletrificados acessíveis. Ele ainda pontuou que as marcas chinesas são centralmente planejadas e que este comércio não é tão igualitário. Já o portal Automotive News trouxe mais detalhes dessa história da BYD querer entra no Canadá.
Nas suas apurações, o CEO da AutoForecast Solutions, Joe McCabe, contou que a empresa chinesa quer tentar usar o Canadá e o México como porta de entrada e que está tentando diminuir o pensamento negativo do público em relação aos modelos chineses. Ele finalizou dizendo que quando uma marca entra em um mercado novo, ela se preocupa mais inicialmente em participar das vendas e só depois foca nos lucros.
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