.single-post figure figcaption{display:block !important;}

O que será que virá por aí?

Marcas chinesas estão de olho nas fábricas da Volkswagen

A Volkswagen está estudando fechar duas fábricas suas na Europa. E parece que esse fato já atraiu olhares de marcas e do governo chinês

Fábrica Volkswagen´[divulgação]
Fábrica Volkswagen´[divulgação]

Para tentar amenizar a crise que enfrenta internacionalmente, a Volkswagen estuda fechar duas fábricas suas na Europa e algumas montadoras chinesas estão de olho nelas. Um portal internacional contou que até autoridades chinesas estão interessadas nas plantas da marca alemã. Mas, o que de fato vai acontecer?

As duas plantas que estão na mira dos executivos da fabricante alemã são a de Osnabrueck e Dresden. A primeira é responsável pela fabricação do SUV conversível T-Roc e da linha 718 a combustão dos esportivos da Porsche. Já Dresden cuida apenas da produção do hatch elétrico ID.3.

Contudo, a situação da Volkswagen lá fora é alarmante e como suas vendas já não estão como antes, os executivos estão preocupados. Por isso, eles cogitam fechar fábricas. Assim, montadoras e até autoridades chinesas, de acordo com a Reuters, estão de olho nas possíveis fábricas fechadas para comprá-las.

Volkswagen T-Roc [divulgação]
Volkswagen T-Roc Cabrio [divulgação]

O que será que virá por aí?

O que acontece é que o governo europeu aplicou altas tarifas sobre carros eletrificados chineses. Ou seja, eles desembarcam na Europa e ganham um alto preço para serem comercializados. Porém, se forem fabricados nas redondezas, não sofreram com tantos impostos.

Ainda nesse sentido, fontes afirmaram que a Volkswagen cogitaria vender ao menos uma dessas fábricas. No caso, a instalação de Osnabrueck é a que mais despertou interesse no governo chinês. Com o valor da venda, a marca dona do SUV T-Cross conseguiria guardar mais dinheiro para enfrentar a atual crise.

Volkswagen ID.3 [divulgação]
Volkswagen ID.3 [divulgação]

Além disso, ajudaria uma montadora chinesa a começar mais rápido sua produção. Vale lembrar que a BYD quer ter uma planta sua na Hungria e outra na Turquia, a Chery comprou uma antiga instalação da Nissan na Espanha e a Stellantis e a Leapmotor estão fabricando modelos na Polônia.

Porém, a possível venda de uma das fábricas da Volkswagen para uma marca ou governo chinês ainda não foi oficializado.

O que você achou dessa história? Conte nos comentários