Para tentar amenizar a crise que enfrenta internacionalmente, a Volkswagen estuda fechar duas fábricas suas na Europa e algumas montadoras chinesas estão de olho nelas. Um portal internacional contou que até autoridades chinesas estão interessadas nas plantas da marca alemã. Mas, o que de fato vai acontecer?
As duas plantas que estão na mira dos executivos da fabricante alemã são a de Osnabrueck e Dresden. A primeira é responsável pela fabricação do SUV conversível T-Roc e da linha 718 a combustão dos esportivos da Porsche. Já Dresden cuida apenas da produção do hatch elétrico ID.3.
Contudo, a situação da Volkswagen lá fora é alarmante e como suas vendas já não estão como antes, os executivos estão preocupados. Por isso, eles cogitam fechar fábricas. Assim, montadoras e até autoridades chinesas, de acordo com a Reuters, estão de olho nas possíveis fábricas fechadas para comprá-las.
O que será que virá por aí?
O que acontece é que o governo europeu aplicou altas tarifas sobre carros eletrificados chineses. Ou seja, eles desembarcam na Europa e ganham um alto preço para serem comercializados. Porém, se forem fabricados nas redondezas, não sofreram com tantos impostos.
Ainda nesse sentido, fontes afirmaram que a Volkswagen cogitaria vender ao menos uma dessas fábricas. No caso, a instalação de Osnabrueck é a que mais despertou interesse no governo chinês. Com o valor da venda, a marca dona do SUV T-Cross conseguiria guardar mais dinheiro para enfrentar a atual crise.
Além disso, ajudaria uma montadora chinesa a começar mais rápido sua produção. Vale lembrar que a BYD quer ter uma planta sua na Hungria e outra na Turquia, a Chery comprou uma antiga instalação da Nissan na Espanha e a Stellantis e a Leapmotor estão fabricando modelos na Polônia.
Porém, a possível venda de uma das fábricas da Volkswagen para uma marca ou governo chinês ainda não foi oficializado.
O que você achou dessa história? Conte nos comentários