Passou o facão

Jaguar vai tirar todos os seus carros de linha esse ano, exceto um

Antes de se tornar uma marca totalmente elétrica, a Jaguar vai fazer uma reformulação completa de sua gama

Jaguar I-Pace [Auto+ / João Brigato]
Jaguar I-Pace [Auto+ / João Brigato]

A Jaguar está em um processo de mudança completa de foco. Nos próximos anos, a marca pretende se tornar totalmente elétrica, e por isso prepara uma gama completamente nova para isso. O problema é que a transição será meio brusca, e a fabricante vai tirar praticamente todos os seus modelos atuais de linha neste ano.

Segundo o Automotive News, até o final deste ano, a Jaguar vai retirar cinco modelos de linha. Os sedãs XE e XF (além da versão perua deste segundo), o esportivo F-Type, e os SUVs E-Pace e I-Pace, serão todos descontinuados nos próximos meses. Mesmo pretendendo se tornar uma marca elétrica, até mesmo o I-Pace, movido a bateria, será tirado de linha.

Esses cinco carros não oferecem o lucro necessário, o que vai fazer a fabricante britânica acelerar a aposentadoria de todos eles. De acordo com o CEO da Jaguar Land Rover (JLR), Adrian Mardell, esses modelos entregam uma lucratividade próxima de zero, o que não é vantajoso para nenhuma marca.

Jaguar F-Type
Jaguar F-Type [Divulgação]

Nova Jaguar

Com o fim desses modelos, apenas o SUV F-Pace será mantido, mas por um curto período de tempo. Em breve, haverá um sucessor para ele também, mas por enquanto ele vai se manter em linha. Isso porque ele tem um preço maior e corresponde a um terço das vendas da fabricante. Sendo assim, sua lucratividade é justificável. 

Em 2025, a Jaguar vai lançar seu novo carro elétrico, feito sobre a plataforma JEA, base de nova geração da fabricante. Ele será o primeiro dos três modelos previstos para esta plataforma. Ainda neste ano, a marca vai apresentar um conceito nos Estados Unidos, que será o segundo veículo elétrico dessa nova fase da fabricante.

Jaguar F-Pace [divulgação]
Jaguar F-Pace [divulgação]

Esta será uma nova tentativa para a Jaguar voltar a ser uma marca de destaque. Nos últimos anos, ela tem tentado ser uma marca premium de bom volume, mas tem falhado em ameaçar as tradicionais fabricantes alemãs. Resta saber se agora, com esta nova estratégia, a montadora vai conseguir se reerguer. 

O que achou desta decisão da Jaguar? Deixe nos comentários a sua opinião.