A Geely e a Renault fundaram, em 2023, uma joint venture no mundo para o compartilhamento de plataformas e auxílio na criação de novos carros. A Horse surgiu para que as duas companhias compartilhem 17 fábricas ao redor do planeta, incluindo unidades na América Latina. E como a fábrica brasileira da Renault é a principal do grupo na região, a Geely pode se aproveitar disso para produzir seus modelos por aqui.
Além disso, segundo o Automotive Business, a Geely já discute o fornecimento de peças com alguns fornecedores locais. De acordo com o site, o grupo chinês tem conversas avançadas com duas marcas de pneus, a Continental e a Goodyear, para garantir que haja compostos disponíveis também para a reposição de peças de seus veículos.
Outro ponto que a chinesa já discute é onde será instalado seu centro de distribuição de peças. Vitória, no Espírito Santo, é um dos locais cotados, embora a fabricante avalie que a cidade esteja sobrecarregada. Entretanto, como o local é um ponto bem avaliado para esta missão, além de ter um porto, a Geely pode acabar escolhendo a capital capixaba mesmo com essa sobrecarga.
União entre Geely e Renault
De volta à parceria entre Geely e Renault, ao que parece, as duas companhias têm conversado sobre os planos para o mercado brasileiro. Por meio da Horse, a marca chinesa conseguiria utilizar as estruturas que já existem de Renault, Nissan e Volvo no Brasil, lembrando que a marca sueca pertence ao grupo Geely.
E conforme o Auto+ publicou no ano passado, há sim uma grande chance das fábricas da Renault e da Nissan serem utilizadas pela marca chinesa. E como ela vê o Brasil como um ponto estratégico, existe a possibilidade do Brasil se tornar um polo de exportação para outros países, facilitando a logística da empresa.
Acha que a Geely vai utilizar o Brasil como seu centro de exportações? Deixe nos comentários a sua opinião.