E agora?

Ford volta atrás e já revê plano de eletrificação total

A queda nas vendas dos elétricos na Europa tem preocupado as montadoras, e a Ford é mais uma delas a repensar seu plano de eletrificação

Ford Explorer EV [divulgação]
Ford Explorer EV [divulgação]

A Ford está reconsiderando seu ambicioso plano de se tornar uma montadora exclusivamente elétrica na Europa até 2030, devido à demanda lenta por carros elétricos. Segundo um alto executivo da empresa, a mudança de postura ocorre em decorrência da baixa demanda por veículos elétricos na região.

A Ford havia estabelecido um dos cronogramas mais ousados de transição para veículos elétricos entre as montadoras de grande porte, visando estar cinco anos à frente da exigência de emissões zero da União Europeia em 2035. No entanto, agora a empresa declara que poderá continuar vendendo carros com motor a combustão na Europa além do final da década, se houver demanda por essa tecnologia.

“Se vermos uma demanda forte, por exemplo, por veículos híbridos plug-in, nós teremos esses modelos”, afirmou Martin Sander, chefe do negócio de carros de passeio da Ford na Europa, durante a cúpula Future of the Car do Financial Times. Sander admitiu que a demanda atual por carros elétricos não correspondeu às expectativas da empresa e que as metas estabelecidas não foram alcançadas.

Ford Explorer EV [divulgação]
Ford Explorer EV [divulgação]

Essa mudança de planos não é uma ótima notícia para os altos executivos da Ford, que investiram US$ 2 bilhões para converter sua fábrica em Colônia, na Alemanha, em um centro de produção de veículos elétricos.

A antiga fábrica do Fiesta começará a produzir o novo utilitário esportivo Ford Explorer, baseado na plataforma elétrica do VW ID.4, a partir de junho. Além disso, espera-se que a Ford revele um segundo veículo elétrico baseado na mesma plataforma elétrica MEB da VW no mesmo mês. Também está prevista a produção de uma versão elétrica do Puma ainda este ano, na Romênia.

Ford Puma ST [divulgação]
Ford Puma ST [divulgação]

Mudança de postura da Ford

O executivo também garantiu que a Ford não irá simplesmente despejar veículos elétricos com desconto no mercado do Reino Unido para cumprir regras controversas que exigem que carros elétricos representem 22% das vendas de um fabricante de automóveis, com esse número crescendo a cada ano. Em vez disso, a empresa reduzirá o fornecimento de carros com motores a combustão e os enviará para outros países.

A mudança de estratégia da Ford reflete o atual panorama do mercado europeu de veículos elétricos, que ainda não atingiu as expectativas das montadoras. No entanto, é importante ressaltar que a empresa mantém sua convicção de que os veículos elétricos são o futuro e continuará investindo nessa tecnologia.

Acha que a demanda pelos carros elétricos vai diminuir? Deixe nos comentários a sua opinião.


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