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Ford tem mais de R$ 500 mil de prejuízo com seus carros elétricos

A busca pelos carros elétricos já começou a cair e a Ford sentiu de forma contundente e no próprio bolso. Ela teve até que mudar seus planos

Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]

Parece que a moda do carro 100% elétrico começou a passar. A prova disso é que segundo portais internacionais, a Ford leva um prejuízo de aproximadamente US$ 100 mil por cada modelo elétrico seu vendido. O valor impressiona os executivos e eles já entraram em ação com medidas para evitar rombos nos cofres.

Segundo a Bloomberg, a marca norte-americana já reduziu os pedidos de baterias para seus fornecedores. Estima-se que a montadora tenha perdido US$ 100 mil ou R$ 515 mil pelas vendas dos seus carros elétricos nos primeiros três meses deste ano. Todo este prejuízo se deu após haver a queda na procura e relativamente nas vendas destes modelos.

Contudo, este problema não afeta apenas a Ford. Grandes montadoras enfrentam essa queda sobre os carros elétricos e já começaram a preparar novos planos. Só que, as baterias que são produzidas para equipar esses modelos sofrem também com o aumento nas cifras dos componentes como o lítio, o ferro, o níquel, entre outros.

Ford F-150 Lightning [divulgação]
Ford F-150 Lightning [divulgação]

Plano de contingência acionado

Para evitar rombos nos cofres e problemas a longo prazo, os executivos da fabricante já mexeram seus pauzinhos. Inicialmente, eles começaram a diminuir os valores dos seus atuais modelos 100% elétricos, diminuíram os gastos nesses carros movidos a bateria, preferiram atrasar o lançamento de novos veículos, reduziram o tamanho das fábricas de baterias que estavam planejadas e mais tarefas.

Outra ação que os executivos da Ford tomaram de imediato foi o desenvolvimento de uma linha de carros 100% elétricos acessíveis, com preços que devem partir de cerca de R$ 125 mil, o que eles imaginam que atrairá mais clientes. O lançamento dessa linha está previsto para acontecer até o fim de 2026.

Ford E-Transit [divulgação]
Ford E-Transit [divulgação]

Na visão do diretor financeiro da marca, John Lawler, toda a linha de elétricos precisa ser lucrativa para a montadora. Assim, ela dará um retorno sobre o capital investido neles. Ele ainda revelou que sua equipe está focada no desenvolvimento dos automóveis elétricos acessíveis, tudo em nome dos lucros.

Você acha que o futuro será de apenas carros elétricos? Teria ou tem um modelo assim na sua garagem? Conte nos comentários


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