.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Estudos e mais estudos

Ford estuda voltar a produzir carros em mercado abandonado

Fora do mercado indiano há um bom tempo, a Ford está estudando voltar a produzir seus carros em suas instalações na Índia

Ford estuda voltar a produzir carros em mercado abandonado

Anos depois de ter encerrado suas vendas e exportações, a Ford está estudando voltar a produzir carros na Índia. Hoje, ela tem apenas uma linha de fabricação de motores em uma planta alugada pela Tata Motors. Porém, ainda não há nenhuma confirmação por parte da montadora sobre esse retorno. Brasil? Não há chance.

Há pouco tempo, a marca dona do Territory havia sinalizado para o governo de Tamil Nadu, que queria voltar a produzir na Índia. Ela encerrou suas vendas na região em meados de 2021 e deixou de exportar modelos para lá em 2022. Porém, as coisas mudaram e agora a fabricante repensou sobre o tema.

Seus executivos pontuaram que a marca está comprometida em utilizar novamente a instalação de Chennai, até para atender a demanda dos mercados globais. Além disso, a Ford contou em comunicado que é grata ao governo de Tamil Nadu por todo o apoio, principalmente com os avanços em seus planos.

Ford Mustang GT
Ford Mustang GT [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Indo com calma

Apesar de sinalizar que estuda essa volta, a fabricante dona da caminhonete Ranger revelou que vai revelar mais detalhes no tempo certo. Ou seja, informações como formato de produção, cronogramas e outras novidades só serão divulgadas quando a volta da fabricação estiver praticamente acertada. Para o mercado brasileiro, não há estudos de volta de produção.

Um dos fatores para haver essa calma na hora de divulgar detalhes é que a instalação da Ford em Tamil Nadu não está em condições de funcionamento. A planta precisará passar por atualizações, assim ficará de acordo com a demanda. Um rumor que levou a fabricante a querer produzir novamente na Índia é a situação política dos Estados Unidos.

Ford Territory Titanium [Auto+ / João Brigato]
Ford Territory Titanium [Auto+ / João Brigato]

O que acontece é que Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, pontuou que os carros produzidos fora do território norte-americano chegariam com tarifas mais altas. Ainda nesse sentido, ele pontuou que quer melhorar o nível de produção local.

O que você achou dessa história? Conte nos comentários