Investimento que não acaba mais

Estudo revela que China investiu US$ 230 bilhões em seus carros elétricos

Uma pesquisa revelou que a China destinou US$ 230 bilhões para a fabricação dos seus carros elétricos e investiu também em áreas relacionadas

BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]

Preocupada com o futuro e com o meio ambiente, a China investiu cerca de US$ 230 bilhões nos últimos tempos nas linhas de produção dos carros elétricos. Todo esse montante foi aplicado como subsídio para as montadoras locais entre 2009 e 2023 e engloba diversos tópicos diferentes relacionados aos modelos eletrificados.

Quem descobriu esse número foi a equipe do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. O número do investimento chinês supera o que os Estados Unidos fornecem como crédito fiscal para seus carros elétricos. Os pesquisadores anotaram que o governo norte-americano aumentou gradativamente os investimentos nesse setor entre 2009 e 2021.

A análise ainda pontua que o governo chinês apoia os carros elétricos montados por lá de diversas maneiras. O governo compra esses carros para suas respectivas frotas, destina verbas para programas de pesquisa e desenvolvimento, fornece descontos e isenções na hora da compra e investe na infraestrutura. Outros tipos de apoio como subsídios aos fornecedores, incentivos locais e descontos em eletricidade nem conseguiram ser analisados pelos estudiosos.

BYD Seal [Auto+ / João Brigato]

Investimento pesado trouxe algumas consequências

Inclusive, a parte de pesquisa e desenvolvimento está em alta nas mãos os políticos chineses. As marcas utilizam esse serviço quando estão projetando seus futuros carros eletrificados ou não. Mas, no caso daqueles que contam com um conjunto elétrico, o investimento nessa área entre 2009 e 2017 foi de cerca de US$ 2 milhões e em 2023, ele subiu para US$ 4,3 bilhões.

Segundo o portal Carscoops, a empresa CATL, responsável por desenvolver baterias para os carros elétricos, recebeu do governo chinês subsídios nos arredores de US$ 809 milhões em 2023. Mas, o alto investimento nos veículos eletrificados também trouxe alguns pequenos empecilhos.

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

O que acontece é que existe um excesso de ofertas desses automóveis eletrificados, uma guerra de preços entre as montadoras, um alto número de marcas diferentes e que pelos especialistas, muitas delas não vingarão por muito tempo. Por isso, uma das soluções encontradas pelas fabricantes foi a exportação dos seus carros e assim eles abastecem tanto o comércio local quanto os demais países do globo.

O que você acha dos carros elétricos chineses? Acha que a China faz bem de apoiar tanto as montadoras locais nesse tipo de produção? Conte nos comentários