As marcas chinesas têm dado o que falar, já que elas começaram a incomodar, para valer, as montadoras mais tradicionais. No entanto, apesar de terem crescido de maneira considerável, as montadoras da China ainda vão ter diversos desafios financeiros, principalmente para se tornarem competitivas.
De acordo com um estudo feito pela Alixpartners, atualmente há 137 fabricantes de carros elétricos na China. Entretanto, os analistas da consultoria acreditam que somente 19 dessas marcas vão ter lucro até 2030. O principal responsável por este cenário é a disputa frenética por preços que tem acontecido no país asiático, e isso não parece estar perto de acabar.
Dessa forma, apenas uma a cada sete marcas chinesas devem ganhar dinheiro, de fato, até o final desta década. Segundo o estudo, empresas como a BYD não terão problemas. Afinal, a marca já está consolidada e tem uma margem de lucro que permite uma queda nos preços repentina, sem que isso comprometa a empresa financeiramente.
Falência de marcas chinesas
Se a BYD não deve ter com o que se preocupar, outras fabricantes não terão a mesma sorte. Segundo os analistas da Bloomberg, algumas marcas que não conseguirem lucrar, serão obrigadas a abandonar o setor automotivo, ou mudar drasticamente de rumo, para ter apenas uma fatia menor de mercado.
Esse cenário já tem acontecido atualmente, mas deve piorar no futuro. Em 2023, a WM Motor pediu falência na China, em busca de uma reorganização financeira. A empresa não conseguiu ter um modelo de negócio sustentável, e sucumbiu. De acordo com a previsão dos analistas financeiros, isso deve acontecer com outras marcas.
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