O balanço de vendas de carros elétricos e híbridos plug-in relativos aos meses de janeiro a outubro deste ano saíram há pouco tempo. Eles indicaram que a China alcançou 76% das vendas globais, um número bastante chamativo. Além disso, o território chinês acumula outros destaques em relação aos veículos eletrificados.
De acordo com dados revelados pelo China Passenger Car Association e divulgados no WeChat, somente no último mês de outubro, a China teve 76% das vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in do mundo. Porém, é válido reforçar que esses 76% são relativos apenas as negociações de modelos 100% elétricos e PHEVs.
Já falando sobre as vendas de janeiro até outubro de 2024, a China teve expressivas 69% das vendas globais desses veículos. Ou seja, ela sozinha conseguiu comercializar aproximadamente 14,1 milhões de automóveis com essas fontes de propulsão. Outro lugar com números chamativos de vendas de carros eletrificados é a Noruega.
Os lados da moeda
Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, os carros elétricos atingiram 63,2% das negociações e os híbridos plug-in alcançaram notórios 78%. Mas, mesmo com vendas expressivas, nem tudo é um mar de rosas. Muitas vezes, a produção chinesa destes veículos é acelerada, só que o ritmo de compra não consegue acompanhar.
Por isso, o território chinês começou a exportar em grande quantidade seus modelos eletrificados para o mundo. Contudo, países como Estados Unidos, Canadá e até o Brasil se mexeram e criaram impostos para esses modelos importados. Em solo brasileiro, as vendas de carros eletrificados da China ainda surpreendem, já que eles dominam seus respectivos segmentos.
Um exemplo é o BYD Dolphin Mini, que acumulou 2.294 vendas em novembro de 2024, segundo a ABVE. Outro porém que a própria China enfrenta sobre estes veículos é a acirrada competição entre as montadoras. O que acontece é que o governo chinês subsidia a produção destes automóveis.
Então, tanto a fabricante recebe um bônus quanto os clientes. Foi assim que diversas empresas como GWM, Saic e Xiaomi ampliaram suas produções e vendas.
Você teria um carro chinês elétrico ou híbrido plug-in em sua garagem? Conte nos comentários