Situação do Sul brasileiro preocupa ainda

Chevrolet volta a fabricar Onix no Brasil depois de tragédia

A Chevrolet retomou de forma parcial a produção dos compactos Onix e Onix Plus no Rio Grande do Sul esta semana

Chevrolet Onix Premier [divulgação]
Chevrolet Onix Premier [divulgação]

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul ainda não pararam, mas depois de paralisar suas produções, a Chevrolet retomou esta semana a produção dos compactos Onix e Onix Plus. As atividades na planta de Gravataí voltaram ao normal em regime especial e em breve elas serão retomadas de forma normal logo mais.

Agora, o regime que funciona em Gravataí é de turno único e mil trabalhadores cuidam da produção dos compactos. A previsão dos executivos é que até o final desta próxima semana, a produção seja retomada normalmente em dois turnos e com mais funcionários. A situação climática ainda segue caótica e a indústria automotiva foi duramente afetada, assim como todo o povo local.

O Rio Grande do Sul possui além de plantas industriais de montadoras, fabricantes de peças como parte do sistema de freios e outros componentes que equipam caminhões e ônibus. Por sorte, no caso da Chevrolet, a marca tomou as medidas para assegurar seus funcionários e também os auxiliou em caso de necessidade extrema.

A fábrica da General Motors em Gravataí e seu inovador Complexo Industrial Automotivo (CIAG), que conta com outras 18 empresas instaladas no estado do Rio Grande do Sul, completam duas décadas desde sua inauguração em 20 de julho de 2000.

Volkswagen já se movimenta por medo

Assim como a Chevrolet tem indústrias por lá, a Volkswagen também tem. A marca alemã conta com fornecedores locais e como estes estão prejudicados pelo estrago das enchentes, a produção de alguns modelos alemães foi afetada. Mesmo fora do Rio Grande do Sul, a linha Polo de Taubaté, interior de São Paulo, será paralisada por 10 dias. Já a fábrica de São Carlos, também no interior paulista, terá a produção interrompida por 11 dias em breve.

Contudo, vendo que a Chevrolet paralisou por completo a produção de dois dos seus carros mais vendidos, a Volkswagen já se mexeu. Os executivos da montadora cogitam importar peças da China. Desse modo, sua produção não será afetada duramente.

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

Está acompanhando as notícias sobre a região Sul? Teria ou tem um Chevrolet Onix na sua garagem? Conte nos comentários


>> BYD Seal híbrido e Qin L vão fazer 2.000 km com um tanque

>> Toyota assina acordos para fechar a fábrica do Corolla no Brasil

>> Lamborghini Urus pode perder o capô em altas velocidades