Entidade está em alerta

Anfavea está preocupada com atual estoque de carros chineses

A Anfavea está alarmada com o atual estoque dos carros chineses eletrificados por aqui, já que tem mais modelos parados do que vendidos

BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]

As marcas chinesas que chegaram ao Brasil trouxeram diversas carros importados para iniciarem seus estoques. Contudo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, está preocupada com o atual nível de veículos parados nos estoques aqui no Brasil. Existem mais automóveis esperando um dono do que aqueles que já foram vendidos.

O que acontece é que de janeiro até agosto de 2024, foram vendidos 72.476 carros chineses importados no Brasil. Mas, os estocados chegaram a mais de 81 mil unidades. Ou seja, o nível de veículos exportados para cá está maior até mesmo do que o nível de importações dos modelos fabricados em solo nacional.

Segundo Márcio de Lima Leite, atual presidente da Anfavea, os carros chineses eletrificados parados nos estoques não estão emplacados e só esperam um novo dono. O problema para ele é como esse número de modelos parados pode impactar o mercado brasileiro. Márcio chegou a comentar que eles poderiam provavelmente ser exportados para outros países próximos.

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

Importações em alta

O que também preocupa os executivos da associação é o que as marcas chinesas como a BYD podem fazer para dar uma eliminada nos altos estoques. Isso incluiria promoções em seus veículos e isso causaria outra distorção nas vendas dos modelos fabricados por aqui. Um fator que pode explicar esse acúmulo de automóveis no estoque é o imposto de importação.

Até o ano passado, os carros importados, principalmente os eletrificados chineses, não possuíam essa tarifa e foi este motivo que fez as montadoras trazerem diversas unidades para cá. Dessa forma, eles poderiam ser vendidos com preços atrativos. Mas, desde o início de 2024, o imposto passou a valer e ele é cobrado de acordo com o nível de eletrificação do automóvel.

BYD King [divulgação]
BYD King [divulgação]

Para tentar frear essa onda chinesa, as autoridades competentes já cogitam iniciar a aplicação da taxa de 35% em cima do valor dos carros chineses importados o mais breve possível. Este valor seria atingido apenas em julho de 2026, nos planos iniciais.

Enquanto isso, o número de veículos importados já chegou em 279.578 unidades vendidas por aqui, o que representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2023. Mesmo com este número, agosto obteve uma pequena queda nas vendas se comparado com julho deste ano. Por outro lado, o número de exportações caiu consideravelmente.

Volvo EX30 [Auto+ / João Brigato]

No acumulado até agora, o número chegou em 242.613 carros enviados para outros mercados. No mesmo período de 2023, o valor cheio era de 295.457. Então, foi uma queda de 17,9%.

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