Pela segunda vez consecutiva neste ano, uma montadora é alvo de notícias falsas sobre fechamento de fábricas. Primeiro foi a Toyota que teve de enfrentar mentiras sobre uma falsa saída do Brasil, desmentidas aqui no Auto+. Agora chega a vez de Citroën e Peugeot serem alvo de fake news.
Um falso comunicado lotado de erros de português (inclusive com o nome ‘Pegeaut’ escrito nitidamente errado) circula pelas redes sociais afirmando de maneira mentirosa que a fábrica de Porto Real será fechada. A mensagem, inclusive, diz que a Citroën transferirá a fabricação do C3 para Betim, o que é mentira.
Em comunicado oficial enviado aos nossos colegas do Motor1, a Stellantis reafirma que “A planta de Porto Real é um ativo importante e estratégico para a empresa, abrigando a produção dos modelos Peugeot e Citroën e seus motores. A planta continuará a dar sua contribuição para a empresa manter-se na liderança do mercado brasileiro, argentino, chileno e sul-americano. E está preparada para atender ao crescimento do mercado”.
Futuros modelos
Além disso, a fábrica receberá novos investimentos para a produção do Citroën C3 Aircross e depois de um sedã derivado do C3. O trio fará parte do projeto C-Cubed prometido pela Stellantis para os próximos anos. A planta, vale lembrar, fabrica hoje também o Citroën C4 Cactus e o Peugeot 2008, além do novo C3.
A única questão envolvendo Porto Real foi a paralização por conta do carnaval, algo extremamente normal em qualquer empresa. As atividades serão retomadas em 6 de março “já com linhas de produção ajustadas e preparadas para receber novos modelos que produzirá no futuro”, alerta a Stellantis.
Ou seja, reforçando mais uma vez: a Citroën e a Peugeot não fecharão a fábrica de Porto Real e não haverá transferência da produção do C3 para Betim. Futuramente, contudo, alguns carros da Stellantis serão feitos em Betim com a mesma plataforma do C3 produzido em Porto Real: especificamente os Jeep Avenger e Renegade, além da próxima geração do Fiat Argo.
Até o momento não há planos de produzir carros da Peugeot ou da Citroën em Betim. A fábrica de Porto Real e a de El Palomar na Argentina seguirão fazendo os modelos do lado francês da Stellantis.
>>Toyota vai sair do Brasil? Fake news mente sobre marca do Corolla
>>Peugeot 208 Style tem o que nenhum 1.0 tem | Avaliação
>>Citroën C3 Feel 1.6 é a melhor e a pior versão do hatch | Avaliação