![Renault Kwid E-Tech [Auto+/ João Brigato] Renault Kwid E-Tech [Auto+/ João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Renault-Kwid-E-Tech-1_edited-990x556.jpg)
A tendência do mercado automotivo atual é que cada vez mais as montadoras ofereçam carros elétricos e híbridos ao público de forma mundial. Eles podem vir em qualquer categoria, mas sempre contarão com diversos itens tecnológicos e maior nível de confiabilidade. Conheça nessa lista alguns pontos essenciais para conhecer os modelos eletrificados.
Recarregar as baterias
Todo carro eletrificado é equipado com ao menos uma bateria e esta precisa ser recarregada como um celular. Uma dica para quem não tem tanto tempo disponível na sua rotina, é deixar seu automóvel recarregando em algum ponto especializado. Normalmente shoppings e supermercados já oferecem tomadas especiais. Para maior comodidade, o cliente pode também comprar uma Wallbox, uma estação própria de recarga e instalá-la próximo de sua residência.
E a autonomia?
Se antigamente os carros elétricos tinham uma autonomia ou alcance pequenos, atualmente a história mudou. Diversos modelos possuem mais de 20 km de autonomia entre suas cargas. Além disso, cada dia mais a indústria automotiva aperfeiçoa seus produtos, entre eles as capacidades das baterias dos modelos eletrificados.
![CAOA Chery iCar [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/chery_eq1_45_edited-750x449.jpg)
Vou tomar choque?
Uma dúvida muito comum acerca dos carros elétricos é se eles darão choque aos passageiros quando enfrentarem água. A resposta é não. Todos os veículos eletrificados possuem uma série de testes em água antes de serem comercializados. Dessa forma, os modelos podem enfrentar, com precaução, algumas áreas alagadas sem a preocupação com o choque. Há também o recurso que desativa o fluxo de corrente das baterias. Assim outros acidentes são evitados.
Custo elevado
Por mais que os carros elétricos e híbridos sejam realmente mais caros que os modelos movidos a combustão, o investimento a longo prazo vai diminuindo e chega a ser menor em alguns casos. Em primeiro lugar, para recarregar a bateria, as estações especiais são gratuitas. Em alguns lugares como São Paulo, os veículos tecnológicos possuem isenção de rodízio. Eles podem ter também IPVA reduzido ou até zerado em outros estados.
![BYD Dolphin [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BYD-Dolphin-2-1-750x450.jpg)
Você prefere os automóveis elétricos, híbridos ou a combustão? Tem alguma dúvida sobre eles? Conte nos comentários
>>Quais as diferenças entre o Citroën C3 brasileiro e o europeu?