Manutenção

Mitos e Verdades sobre os carros elétricos

Cada dia mais surgem novos carros elétricos no mercado e mesmo assim os motoristas ainda possuem algumas dúvidas essenciais sobre eles

Renault Kwid E-Tech [Auto+/ João Brigato]
Renault Kwid E-Tech [Auto+/ João Brigato]

A tendência do mercado automotivo atual é que cada vez mais as montadoras ofereçam carros elétricos e híbridos ao público de forma mundial. Eles podem vir em qualquer categoria, mas sempre contarão com diversos itens tecnológicos e maior nível de confiabilidade. Conheça nessa lista alguns pontos essenciais para conhecer os modelos eletrificados.

Recarregar as baterias

Todo carro eletrificado é equipado com ao menos uma bateria e esta precisa ser recarregada como um celular. Uma dica para quem não tem tanto tempo disponível na sua rotina, é deixar seu automóvel recarregando em algum ponto especializado. Normalmente shoppings e supermercados já oferecem tomadas especiais. Para maior comodidade, o cliente pode também comprar uma Wallbox, uma estação própria de recarga e instalá-la próximo de sua residência.

E a autonomia?

Se antigamente os carros elétricos tinham uma autonomia ou alcance pequenos, atualmente a história mudou. Diversos modelos possuem mais de 20 km de autonomia entre suas cargas. Além disso, cada dia mais a indústria automotiva aperfeiçoa seus produtos, entre eles as capacidades das baterias dos modelos eletrificados.

CAOA Chery iCar [divulgação]
CAOA Chery iCar [divulgação]

Vou tomar choque?

Uma dúvida muito comum acerca dos carros elétricos é se eles darão choque aos passageiros quando enfrentarem água. A resposta é não. Todos os veículos eletrificados possuem uma série de testes em água antes de serem comercializados. Dessa forma, os modelos podem enfrentar, com precaução, algumas áreas alagadas sem a preocupação com o choque. Há também o recurso que desativa o fluxo de corrente das baterias. Assim outros acidentes são evitados.

Custo elevado

Por mais que os carros elétricos e híbridos sejam realmente mais caros que os modelos movidos a combustão, o investimento a longo prazo vai diminuindo e chega a ser menor em alguns casos. Em primeiro lugar, para recarregar a bateria, as estações especiais são gratuitas. Em alguns lugares como São Paulo, os veículos tecnológicos possuem isenção de rodízio. Eles podem ter também IPVA reduzido ou até zerado em outros estados.

BYD Dolphin [divulgação]
BYD Dolphin [divulgação]

Você prefere os automóveis elétricos, híbridos ou a combustão? Tem alguma dúvida sobre eles? Conte nos comentários

>>Quais as diferenças entre o Citroën C3 brasileiro e o europeu?

>>Citroën desiste de fazer rival para Kwid e Mobi 

>>Ford declara guerra à Honda, Toyota e Tesla