Dois fatores estão em alta no mercado automotivo atualmente: os SUVs e o famoso motor turbo. Este propulsor voltou a ser destaque hoje, graças a tecnologia embarcada. Além de melhorar o desempenho em relação aos motores aspirados, eles são mais eficientes e até mais econômicos. Todavia, eles precisam de uma série de cuidados especiais. Conheça como cuidar corretamente destes propulsores.
Dar uma esquentada
Segundo especialistas, deixar o motor turbo esquentar um pouco antes de começar a rodar é benéfico para a vida útil do propulsor. Poucos minutos do modelo ligado, já fazem a diferença. O que acontece é que o óleo que lubrifica as turbinas vai entender a ação do condutor e fará brevemente seu trabalho. Assim, o motor funcionará sem problema.
Atenção ao óleo
Para que funcione perfeitamente e sem dar dor de cabeça, o motor turbo exige que o condutor esteja sempre atento ao nível do óleo. O ideal é que motorista cheque periodicamente o nível que a substância se encontra no reservatório. Se estiver abaixo do recomendado, o motorista precisa preencher com o que falta. Desse modo, ele e seu carro não correm nenhum risco.
Uma gasolina especial
Já que os propulsores turbo funcionam com altas compressões, os especialistas recomendam a utilização de gasolina de alta octanagem. Desenvolvida com algumas melhorias em relação à gasolina comum, esta é um pouco mais cara. Caso o dono não abasteça muitas vezes seu modelo com este combustível, o veículo pode ficar mais gastão e o desempenho será prejudicado.
Calma antes de se despedir
Assim como é indicado esquentar um pouco antes de sair rodando por aí, hora que o dono chega em seu trajeto, é uma boa pedida ele esperar o motor turbo esfriar. O óleo que lubrifica a turbina pode secar mais rápido se o modelo for desligado bruscamente e isso pode causar problemas mecânicos futuros. Dessa forma, esperar ao menos 5 minutos depois de estacionar e aí sim desligar completamente o veículo pode ser bem útil.
Seu carro tem motor turbo? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>> Haval H6 chega à linha 2025: GWM atualizará também os antigos
>> Commander 2.0 turbo: finalmente o que ele merece | Impressões
>> Toyota Land Cruiser Prado 2025 ganha motor diesel da Hilux