![Revisão da suspensão [divulgação] Revisão da suspensão [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Ford-Oficina-9b_edited-990x556.jpg)
Realizar uma boa revisão da suspensão do carro é primordial para manter o veículo sempre em ordem. Para isso, existem alguns itens que devem ser revisados para garantir o bom funcionamento de todo o sistema de suspensão. Confira quais são estes itens e qual a importância deles para o seu carro.
Um dos principais elementos do sistema de suspensão é o conjunto de amortecedores. Segundo a Nakata, empresa especializada nos componentes de suspensão, o amortecedor é o protagonista do sistema. Afinal, como o nome sugere, é essa peça que cumpre a função de amortecer os impactos, além de ser fundamental para a estabilidade do carro.
Por isso, é importante sempre analisar o estado dos amortecedores na hora da revisão. Não existe um tempo comum para a troca desta peça, já que a durabilidade varia de acordo com as características do carro, da qualidade do solo e de como o motorista dirige.
Ruídos e vazamentos
Outro sinal de que algo está errado com o amortecedor é se há vazamento de algum fluido. Ruídos e rangidos ao passar por lombadas ou buracos, e balançadas mais fortes ao acelerar ou frear o carro, são alguns sinais que indicam problemas no sistema de suspensão.
Fique atento também às molas do seu carro. Normalmente, elas costumam ser peças bastante resistentes e que superam os 100 mil km. Mas isso não é regra e a peça pode apresentar desgaste ou quebra com quilometragens mais baixas. Por isso é importante analisar a peça a cada 10 mil km, em média. Bieletas com folga ou com a coifa danificada devem ser substituídas imediatamente também.
>> Conheça a suspensão do seu carro
>> Saiba identificar problemas nos freios
>> Logan ganha motor de Sandero RS com 220 cv e é quase um Stock Car