Os freios são vitais para evitar acidentes. E as montadoras utilizam diferentes tipos de sistemas, sendo os mais usados e que causam certa polêmica os freios a tambor, principalmente no eixo traseiro, e os freios a disco. Conheça como cada um funciona, além de suas vantagens e desvantagens
Disco
Segundo o portal Karvi, os freios a disco possuem uma peça com o nome de disco e ela gira junto com as rodas e é prensada por uma peça, batizada de pinça. Nela, estão os pistões e as pastilhas, que gera o atrito, e a desaceleração do veículo.
Os discos podem ser sólidos ou ventilados. Neste último, promove uma melhor dissipação do calor e frenagens mais eficientes. Trata-se de um sistema indicado para veículos leves.
Tambor
O sistema a tambor é comumente encontrado nos freios traseiros dos carros. O conjunto aplica no interior do componente um pequeno cilindro hidráulico, que empurra as sapatas de freio contra a superfície interna do tambor. A parte externa das sapatas é revestida por lona, feita de um material que gera atrito.
Esse atrito gera a frenagem do veículo. As vantagens são a maior durabilidade frente os freios a disco, além do preço mais em conta. Desse modo, o custo final do veículo também diminui.
Todavia, seus contras são uma maior dificuldade em dissipar o calor e sua frenagem total acaba por ser menos precisa podendo gerar um superaquecimento do conjunto.
Você sabia como funcionavam esses sistemas de freios? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>> Preparadora faz uma versão demoníaca do Fiat 500 com 250 cv
>> Toyota, Subaru e Mazda se unem a favor do motor a combustão
>> Quase imortais: os 5 carros fabricados por mais tempo no mundo