No mundo automotivo, há uma dúvida que permeia o imaginário dos motoristas. Existem algumas razões que podem explicar o motivo de o carro andar um pouco menos com etanol do que se ele fosse abastecido com gasolina. Desde o consumo até a autonomia, as diferenças chegam a ser bem chamativas entre os combustíveis.
Para entender um pouco melhor as razões dessa questão, a equipe da Autoesporte entrevistou o engenheiro e mentor de tecnologia e inovação em energia a combustão da SAE Brasil, Everton Lopes. O especialista pontua em primeiro lugar que a gasolina pura traz 30% a mais de energia do que o etanol puro e fora que ela é mais densa do que o combustível renovável.
Mas, Everton logo revela que mesmo a gasolina tendo mais energia e densidade, ela não é tão eficiente do que o etanol. Nas palavras dele, a eficiência é todo o trabalho do motor que vira torque e potência. Aqui, o etanol se sai melhor e ele ainda traz octanagem mais alta. Para se ter uma ideia, o valor da resistência à compressão do etanol é de 106. Já a gasolina fica entre 92 e 93.
Reflexão do dia
O especialista ainda pontua que o desempenho dos carros abastecidos com ambos combustíveis depende também da taxa de compressão do motor. Isso quer dizer que é quanto o propulsor do modelo consegue comprimir ar e combustível em um cilindro. Quanto mais alto esse valor, mais eficientes os motores são. Já na hora de pagar o valor do tanque há uma boa diferença nos preços.
Everton afirma que este é o momento em que o motorista precisa refletir. Ele precisa entender que os carros precisam de energia. O engenheiro fala que a regra de 30% é genérica e que a autonomia varia de carro para carro. Por isso, em sua visão, o ideal é que o condutor entenda os números de consumo energético do seu veículo e utilize os preços dos postos como base. Assim, ele verá qual dos dois combustíveis vale mais a pena.
Você abastece seu carro mais com gasolina ou etanol? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>Toyota está decidida em ter uma caminhonete rival da Fiat Toro
>>Kia apresenta Cerato Hatch 2025 com jeito de SUV e perua
>>5 sedãs compactos automáticos mais baratos do Brasil