Para que os engenheiros consigam reunir em um veículo beleza, desempenho satisfatório e um consumo de combustível razoável, eles precisam levar em conta muitos aspectos e o coeficiente aerodinâmico é um deles. Batizado de Cx, o valor é bastante útil. Mas, você sabe explicar o que ele é?
Segundo o portal Revista Carro, este valor quer dizer que quanto menor ele for, mais facilmente ele enfrentará o ar que o atinge em altas velocidades. Isso tem tudo haver com a aerodinâmica do veículo. Vale lembrar que se está ventando mais forte ou em velocidades maiores, o ar exerce uma resistência sobre o automóvel.
Isso é o arrasto. E ele acaba afetando os números de desempenho, aceleração e outros pontos. Então, ter um valor de coeficiente aerodinâmico menor, ajuda o modelo a se sair melhor. Hoje, a maioria dos carros possui este número nos arredores de 0,30 Cx. Claro que ele varia de acordo com a carroceria do modelo. Os carros de Fórmula 1 possuem o número em 0,70 Cx.
Peixe serviu de estudo
Uma das análises para saber este valor é fazer o teste de túnel de vento. Lá, o veículo fica estacionado, como na foto do Olhar Digital e recebe fluxos intensos de ar ao seu redor. Os ventos são direcionados em todos os lados e em velocidades diferentes. Conforme o vento se desloca pela carroceria, o valor do Cx é analisado pelos engenheiros.
Outra medida tomada para que o ar não exerça tanta pressão sobre o carro é o uso de peças que gerem sustentação negativa. Ou seja, o modelo pode receber bastante vento que ele continuará mais preso ao solo. Aerofólios são peças bastante usadas neste aspecto e também influenciam no coeficiente aerodinâmico.
Um dos carros produzidos e que chama atenção por este quesito foi o protótipo Aero da Chery. A marca chinesa estudou como o peixe Atum consegue se deslocar com tanta rapidez pelas águas e conseguiu aplicar uma análise parecida em seu modelo. De acordo com o portal O Tempo, o Aero tem 0,168 de coeficiente aerodinâmico, um valor notório.
Mas, o Motor1.Com pontuou que outros carros conseguiram números ainda menores. Para chegar neste número, foram necessárias mais de duas mil modificações na carroceria. No caso dos carros elétricos, quanto menor for o Cx, mais autonomia eles podem ter. Itens como altura, formato, largura, pneus e até a altura em relação ao solo influenciam em um maior ou menor valor do coeficiente aerodinâmico.
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