Atualmente, os carros contam com diversos itens de tecnologia e de segurança. Por exemplo, desde 2014 é obrigatório que os modelos fabricados por aqui contem com ao menos os airbags frontais e freios ABS de série. Agora, muitos veículos são equipados com o sistema Auto Hold. Mas, você sabe o que é esse recurso e como ele funciona?
Este sistema atua como um assistente de frenagem e ajuda o motorista a manter o modelo parado em um semáforo em uma subida. Neste caso, o Auto Hold é acionado quando o veículo está totalmente parado e ele tira o pé do freio. Desse modo, o recurso ativa de forma imediata os freios hidráulicos e estes “seguram” o carro pelo tempo que ele estiver parado.
Assim que o condutor pressiona o pedal do acelerador, o recurso é desativado e os freios são liberados. O sistema foi criado para dar um nível a mais de conforto aos condutores. A ativação do item pode ser feita de maneira automática ou por um botão no painel ou console do modelo. Quando ele é ativado, os sensores ficam atentos às possíveis movimentações do veículo ou se ele está parado.
Hill holder é outra coisa!
Se o automóvel estiver parado em uma rua íngreme, os sensores entendem a situação e mandam sinais para o controle dos freios. É neste momento que as bombas hidráulicas são acionadas, aplicam a pressão e deixam o modelo parado. Para desativar todo o sistema, basta o acelerador ser acionado.
Mas, saiba que existem diferenças entre o sistema Auto Hold e o Hill Holder. O segundo recurso aplica pressão nos freios dos modelos em casos de partidas em subidas. Ele impede que o automóvel vá um pouco para trás e seu funcionamento é mais momentâneo. Por sua vez, o Auto Hold faz a pressão contínua nos freios até ser desativado.
Um carro que possui um sistema parecido com o Auto Hold é o Honda HR-V, o qual além de contar com freio de estacionamento eletrônico, ele usa o recurso Brake Hold. Ele é ativado para impedir a movimentação indevida do veículo.
Você conhecia esse recurso? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários