Quando uma pessoa vai comprar um carro ou quer saber quanto está custando em média um determinado modelo, a Tabela Fipe logo é dita como opção de busca. Esse serviço mostra o preço médio dos modelos usados ou novos e é usada até para dar embasamento no valor do seguro. Mas, você sabe dizer o que ela é?
Essa tabela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Segundo o portal Moura Fácil, o serviço fica disponível no site da instituição e revela ao público, o valor médio de um carro. Fatores como marca, ano-modelo e sua versão são usados de base para o cálculo do preço. Ela é utilizada para esse fim e também é consultada pelas seguradoras e para a realização de financiamentos.
Um ponto importante a ser ressaltado é que a Tabela Fipe tem variação dos preços de forma mensal. A equipe que cuida deste serviço ainda revelou que os carros e utilitários produzidos a partir de 1985 podem ter seu preço consultado. Já caminhões, somente o chassi-cabine, e micro-ônibus possuem os valores desde 1981 e motos, triciclos e quadriciclos, os valores apresentados partem dos anos 1990.
Como é feito o cálculo?
Os responsáveis pelo programa mostram o valor médio de um determinado modelo. Para determinar esse preço, a equipe da Fipe reúne os valores de um veículo e eles excluem as etiquetas mais baixas e mais altas, sempre levando em conta as observações. A média é calculada a partir da grande maioria dos preços descobertos.
Mas, é válido ressaltar que a Tabela Fipe é um parâmetro e as concessionárias não necessariamente praticam o valor estipulado por ela para um carro. Estado do modelo avaliado, a quilometragem rodada e os equipamentos que ele conta são anotados pelos revendedores e isso pode fazer variar seu preço final.
Contudo, carros com motor convertido ou modificado, modelos personalizados, blindados, de fabricação própria, produzidos por uma montadora não consolidada no país, importados de forma independente, automóveis de teste, destinados ao governo ou para as revendas não são analisados pela equipe da Fipe.
Para revelar o valor médio dos carros 0km, o preço anunciado pela Tabela Fipe leva em consideração pontos como versão com opcionais básico, intermediário e completo e com o valor final à vista direcionado ao cliente.
Você sabia como funcionava essa tabela? Consulta com frequência e sabia da sua importância? Conte nos comentários