Ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu e trouxe melhorias. A direção elétrica é uma evolução da direção assistida hidraulicamente, e veio para facilitar ainda mais a vida dos motoristas. Só que, hoje, há também a direção elétrica progressiva. E você sabe dizer como ela funciona?
A direção elétrica usa um motor para ajudar na assistência, o qual é ativado por meio de sensores. Eles entendem qual é o movimento do volante e aplica uma força para esterçar as rodas.
Esse torque é aplicado de acordo com a velocidade, sendo que uma característica desse sistema pode causar receio em determinados condutores. Afinal, quanto mais rápido o carro viaja, mais o volante fica leve. Por isso, os fabricantes criaram a direção elétrica progressiva.
Como funciona a direção elétrica progressiva?
Aqui, há sensores que entendem a velocidade que o veículo trafega. Quanto mais rápido, há menos auxílio elétrico. Assim, o volante acaba ficando mais pesado transmitindo uma maior sensação de segurança. Já em velocidades baixas, como nas manobras, o volante fica mais leve.
Em poucas palavras, se trata de uma direção elétrica em baixa velocidade, porém, transmitindo uma pegada mais mecânica em altas velocidades. O sistema progressivo possui o próprio motor elétrico para funcionar. Dessa forma, não rouba a potência do veículo para atuar, além de promover uma maior sensação de segurança aos motoristas.
Vale destacar, que a assistência elétrica também é segura, assim como a hidráulica e a eletro-hidráulica. Cada uma possui um funcionamento diferente e todas ajudam no conforto do motorista. Esse sistema de assistência progressiva não é uma exclusividade de modelos premium. Afinal, o Hyundai HB20 Comfort Plus, o Fiat Cronos e o Honda HR-V, por exemplo, oferecem esse sistema.
Você sabia o que era direção elétrica progressiva? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários