Já ouviu falar dessa bateria?

O que é bateria de estado sólido?

Você sabe explicar qual é e como funciona uma bateria de estado sólido que pode equipar os carros elétricos?

Placas de bateria de estado sólido prateadas com fundo escuro
Bateria de estado sólido para carros elétricos [Toyota/ Mobiauto/ Reprodução]

É comum que os carros elétricos atuais usem uma bateria de íon de lítio. Mas, existe a bateria de estado sólido que possui a mesma função, tem mais tecnologia embarcada e pode proporcionar um melhor desempenho ao modelo. Contudo, você já ouviu falar desse tipo de bateria?

Essa bateria que ainda está sendo desenvolvida por diversas empresa usa um eletrólito sólido e os dispositivos atuais usam o eletrólito líquido. Nela, os sais de lítio são dissolvidos em um solvente, virando um líquido volátil que inunda a célula. O eletrólito dos dispositivos de estado sólido podem ser feito de cerâmica ou outro material.

O importante é que seja sólido. Este componente permitirá que os elétrons circulem entre o cátodo e o ânodo da bateria. Como a bateria de estado sólido não usa o eletrólito líquido inflamável, seu risco de incêndio é menor. Aliás, suas células conseguem durar mais tempo e elas suportam temperaturas mais elevadas. O que elimina um risco de curto-circuito.

Explicação da diferença entre bateria de estado sólido e de íon de lítio com fundo azulado
Explicação da diferença entre bateria de estado sólido e de íon de lítio [Inside EVs/ Reprodução]

Tem outras vantagens

Esse dispositivo de estado sólido ainda consegue ter mais densidade energética do que os atuais modelos de lítio, ferro e fosfato. Então, o conjunto de baterias do carro elétrico não precisaria de tantas células, deixando tudo mais leve. Assim, a autonomia e o desempenho do automóvel poderiam melhorar.

Fora que com o conjunto menor, o espaço ocupado pelo conjunto diminuiria e até o espaço interno do veículo pode aumentar. Como o eletrólito da bateria de estado sólido é mais estável, as células que o equipam podem durar mais tempo do que aquelas usadas nas baterias de íons de lítio. Essas se desgastam com o tempo e com as recargas.

carregadores
Carregador comercial para carros elétricos [Divulgação]

A recarga dos dispositivos de estado sólido também pode durar menos tempo e eles não se desgastam caso o condutor queira sempre carregar a bateria até os 100%. A bateria de estado sólido não tem o desempenho influenciado por temperatura externa.

Porém, um fator que joga contra sua produção é o alto custo de produção. Como é um dispositivo que demanda mais recursos tecnológicos embarcados, fabricar unidades demandam altos custos de investimento. Por isso, hoje as montadoras utilizam mais baterias de íons de lítio.

Bateria Blade da BYD
Bateria Blade da BYD [Divulgação]

Já tem marca desenvolvendo

Mesmo assim, marcas como a BYD e a Chery já desenvolvem seus projetos acerca das baterias de estado sólido. A Chery pretende equipar seus lançamentos a partir de 2026 com as baterias. Além disso, ela quer as produzir em massa a partir de 2027.

Por sua vez, a fabricante dona do SUV Yuan Pro acredita que esse dispositivo dará o ar da graça até o fim desta década. Contudo, a bateria equipará inicialmente os carros mais sofisticados e premium da montadora e só mais para frente estarão disponíveis em modelos mais acessíveis, como o hatch Dolphin, por exemplo.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Você sabia da existência da bateria de estado sólido? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários