
Para os ávidos da limpeza, um motor sujo é um gigantesco pesadelo. Mesmo que toda essa sujeira e bagunça fique escondida pelo capô, muitos donos de carro gostam de lavar o motor. Mas será que isso pode prejudicar seu carro?
Primeiro é preciso entender que é totalmente normal que o veículo acumule bastante pó no motor. Afinal, o ar que entra pelas entradas de ar e frestas vem sujo muitas vezes. Além disso, a parte inferior é aberta na maioria dos carros, o que leva pó e sujeira por todo o motor. É esse motivo pelo qual ele sempre está sujo.
Pode lavar o motor?
Sim, se você quiser lavar o motor do seu carro e deixar ele limpo é possível. Mas é preciso cuidados. Fernando Massami Nago, gerente da Acquazero Campo Belo explica melhor sobre essa grande dúvida: “sim, pode lavar o motor, desde que você tome os devidos cuidados [para não danificar nenhum componente]”.
“Quanto mais água utilizar, mais proteção. Quando mais componente elétrico, também. Mas é preciso fazer a lavagem com o motor frio”, explica Fernando. “Algumas áreas que é preciso proteger são as velas, componentes elétricos, chicotem, módulo e assim vai. Plásticos ou panos de microfibra são usados para fazer a vedação e não deixar água passar”.
![CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CAOA-Chery-Tiggo-5X-Pro-11-750x450.jpg)
Quais os tipos de lavagem de motor?
Existem diferentes tipos de lavagem: a seco, a vapor e com água. A primeira praticamente utiliza apenas produtos para fazer a limpeza, como panos e equipamentos que aderem à sujeira. Já na limpeza com vapor, exige uma máquina e profissionais especializados para eliminar a sujeira sem prejudicar nenhum componente.
Em cada caso, o que muda é a eliminação dos produtos de limpeza. Primeiro eles são aplicados, depois esfregados e podem ter a utilização de água, vapor ou panos para sua remoção total ou auxílio na diluição da sujeira.
Existem vantagens em limpar o motor?
Apesar de ser uma questão mais estética, lavar o motor do carro também traz alguns benefícios: “tem a parte de enxergar problemas. Se você abre o capô e vê tudo sujo, não conseguirá detectar um problema ou vazamento. Mas também tem a vida útil dos componentes como plásticos e borrachas que podem durar mais com aplicação de proteções”, revela Fernando.
>>Volkswagen lançará 15 carros no Brasil até 2025, incluindo híbridos
>>Motoristas de Uber serão obrigados a ter carros elétricos em breve
>>5 versões legais de carros sem graça