Após disponibilizar para usuários do sistema Android a versão demonstrativa da CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação eletrônica), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) retirou de seu site o link para fazer o download do aplicativo. Segundo o órgão do Governo, a medida foi tomada “para evitar dúvidas dos usuários com relação ao ambiente de download fora das lojas oficiais da Apple e Android”.
Agora, para o usuário ver como funcionará o aplicativo da CNH eletrônica, basta conferir as telas demonstrativas no próprio site da CNH digital. Antes, o download do aplicativo exigia que o usuário habilitasse a instalação de aplicativos por fontes externas (fora da loja PlayStore). A medida poderia facilitar a instalação de apps mal intencionados.
O documento digital será implantado a partir de 1º de fevereiro de 2018, sendo disponível para os sistemas Android e iOS. Quando estiver funcionando por meio de aplicativo, a CNH eletrônica será identificada através de um QR Code (código digital), e terá a mesma validade do documento impresso — que continuará sendo emitido normalmente.
Veja mais:
>> CNH digital já pode ser baixada no smartphone
>> Estacionar em vaga de deficiente e idoso em shopping agora rende multa
>> Projeto de lei pode proibir estepe temporário