Já ouviu falar em pneu conectado? Pois é, apesar do termo peculiar, o mecanismo é simples. Funciona como aqueles amortecedores inteligentes que a Monroe, por exemplo, já disponibiliza no mercado. Sua função, basicamente, consiste em medir as características do solo e, por meio desses dados, ajustar o comportamento do veículo, otimizando seu desempenho e dirigibilidade. E é nisso que a Goodyear está trabalhando.
Ainda longe do mercado, o sistema, de acordo com a marca, registra constantemente as informações dos pneus, que são combinadas com outros dados do veículo e conectadas aos algoritmos da Goodyear. Tudo é feito por meio do sistema de nuvem.
Na prática, são medidos: desgaste, carga, pressão, temperatura e condições da superfície da estrada. Estudos iniciais mostram bons resultados como, respostas mais imediatas e redução da distância de frenagem em até 30%.
A fabricante defende que, no futuro, com veículos ainda mais conectados, a novidade deve proporcionar redução ainda maior, pois haverá comunicação entre o veículo e o componente. O mercado aguardará os próximos passos desse estudo, que vem sendo conduzido em conjunto com algumas montadoras. Talvez, o (péssimo) asfalto brasileiro não seja mais uma pedra no sapato dos motoristas.
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