O IPVA 2023 está sendo usado para enganar os cidadãos que pretendem pagar o imposto em Minas Gerais. Para conseguir chamar a atenção, os criminosos criaram um site falso que anuncia descontos de até 20% em quem realizar o pagamento por meio da página.
A forma de pagamento utilizada é o Pix, mas quando os dados são preenchidos, é informado que a conta de destino é de uma pessoa física. Este é o primeiro sinal de que algo não está certo, já que quem recebe o valor é o governo do estado de Minas Gerais.
Para forçar os usuários a utilizarem o Pix, a página golpista diz que a emissão do boleto de pagamento do IPVA 2023 está indisponível. Por conta disso, o site pede para que seja utilizado o método de transferência instantâneo, que recebe o valor pago em uma conta de algum criminoso.
O que complica ainda mais a situação é que o site falso é bastante parecido com o site oficial do Detran mineiro. Para evitar qualquer problema, clique aqui para acessar a página verdadeira, onde de fato o IPVA 2023 será pago.
Como evitar o golpe do IPVA 2023?
Como diz o ditado, quando o milagre é muito grande, a gente desconfia do santo. Por isso, sempre tenha um pé atrás quando descontos vantajosos são oferecidos. Geralmente, os estados só concedem descontos no IPVA para o pagamento à vista e antecipado, e a porcentagem abatida é bem menor que a oferecida pelos golpistas.
Outro ponto é sempre utilizar os sites oficiais do Detran de seu estado. Outro meio de pagar o imposto sem risco é utilizar os bancos convencionais. Em alguns estados, é possível efetuar o pagamento apenas digitando o número do Renavam no aplicativo ou no caixa eletrônico.
>> Entenda porque o recall sempre precisa ser feito no carro