Manutenção

Frota de veículos em SP quase triplicou em 20 anos

Estado de São Paulo tem 29.164.426 veículos registrados

Trânsito em São Paulo com as vias congestionadas por carros e motos
Rodízio municipal em São Paulo (Reprodução)

Não parece, mas já se passaram duas décadas desde que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi implementado, exatamente em janeiro de 1998. Ao longo desses 20 anos muita coisa mudou, como legislação, novas demandas de segurança e também a quantidade de carros nas ruas — principalmente no Estado de São Paulo, onde a frota de veículos quase triplicou nesse período.

Para se ter uma dimensão, o número de veículos registrados no Estado de São Paulo aumentou 161% segundo o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Enquanto em 1997 a frota contava com 11.197.440 veículos, em dezembro de 2017 esse número saltou para 29.164.426. Já na Capital o número de veículos registrados cresceu de 4.735.229 para 8.603.239, um aumento de 82% em 20 anos.

Vale lembrar que esse número inclui todos os tipos de veículos como ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, micro-ônibus, camioneta, camionete, utilitários, carros, ônibus, caminhões, reboques, semirreboques e outros.

Dado esse grande crescimento, não é difícil entender o motivo de tanto trânsito nas principais metrópoles do Estado, bem como alternativas para reduzir a frota circulante nas ruas — a exemplo do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.

Veja mais:

>> Radares de São Paulo fiscalizarão motoristas por velocidade média

>> Limite de velocidade na madrugada poderá ser suspenso com nova lei

>> Projeto de lei prevê CNH apenas para carro automático