Se você viu que algum sistema elétrico do seu carro parou de funcionar, assim, do nada, evite o desespero! Nestes casos, lembre-se de conferir os fusíveis. Por ser pequena e barata, talvez você nunca tenha dado tanta atenção à peça, mas ela tem extrema importância para o funcionamento geral do veículo, uma vez que sua função é distribuir a energia e proteger os circuitos elétricos.
No caso de pane que provoque descarga elétrica excessiva (curto-circuito), é o fusível quem vai segurar as pontas. Sim, é ele o responsável por impedir a queima de equipamentos em caso de sobrecarga de energia.
Não é possível prever a média de vida do componente, que só é danificado em casos de sobrecarga de eletricidade. Rompeu? Queimou? Basta substituir a peça por uma nova – cada um tem tamanho e cor diferentes, o que indica a amperagem (corrente suportada).
Como saber qual a unidade queimada?
Para responder essa questão, o ideal é procurar o mapa da caixa de fusíveis no manual do proprietário, que informa a localização exata do fusível responsável por cada função, como rádio, faróis, setas e outros itens.
Quando encontrado, o fusível deve ter sua aparência verificada – a lâmina interna não pode estar rompida. Caso sim, confirme as especificações e compre um novo – nunca, com amperagem maior que a determinada, pois isso pode superaquecer o sistema e provocar incêndio.
No total, são três tipos de fusíveis: lâmina, mini lâmina e maxi. E vale lembrar que, em carros mais antigos, as peças podem ser de cerâmica ou vidro. Uma dica é carregar algumas unidades dentro do porta-luvas, afinal, prevenção nunca é demais…
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