Qualquer cuidado que ajude a economizar combustível, por menor que seja, traz um grande benefício para o motorista. Afinal, é possível gastar menos por cada quilômetro rodado com o carro, e os recursos necessários para ajudar na economia geralmente são baixos.
É o caso das dicas dadas pela DPaschoal. O principal cuidado para economizar combustível é completamente gratuito, basta manter a calibragem em dia. Para saber qual é a pressão recomendada para o seu carro, basta olhar nos dados que ficam na região da porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.
O ideal é sempre realizar a calibragem com os pneus frios, para que o ar não se expanda e dê uma pressão errada. Também é importante fazer o procedimento a cada 15 dias, para que os o veículo esteja sempre na condição ideal de rodagem. A calibragem correta mantém a área de contato ideal do pneu com o solo.
O pneu murcho, por sua vez, amplia a superfície e pode até comprometer a estrutura do composto, já que o esforço é maior. Ou seja, além de aumentar o consumo, rodar com a calibragem abaixo do ideal ainda reduz a vida útil dos pneus.
Outros cuidados
Outros pontos também merecem atenção. Vale sempre analisar o estado de conservação do bico, da válvula e da tampinha dos pneus. Se houver amassados, trincas ou se a tampa estiver ruim, o ideal é substituir tudo.
Além dos pneus, é preciso verificar se o alinhamento está em dia, bem como o balanceamento. Ambos são importantes para a segurança do carro, mas também podem ser vilões do bom consumo. Portanto, nunca se esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento do seu carro para economizar mais combustível.
Como dito anteriormente, esses são pequenos cuidados com o veículo e que ajudam o motorista a economizar. Sem contar que fazem o carro ficar mais conservado e ter uma durabilidade maior nas peças, o que também melhora a segurança do trânsito.
>> Saiba como gastar menos combustível usando o óleo certo