Parte importante dos carros, o para-brisa serve como um olho para o motorista e por isso seus limpadores precisam de diversos cuidados. Esses objetos elétricos ajudam na limpeza do vidro, e dessa forma, como sua função é bastante delicada, eles precisam de atenção frequente. Conheça neste tutorial como cuidar corretamente destes limpadores.
Como fazer a limpeza?
Por se tratar de uma peça elétrica e frágil, o condutor precisa ter certa delicadeza para não danificar todo este componente. Desse modo, ao limpar, o ideal é que um pano com umedecido com produto neutro seja utilizado neste processo. Não opte por usar algum produto que contenha querosene, pois essa substância é corrosiva e muito forte.
Uso de produtos químicos
Como os limpadores de para-brisa contam com uma borracha na palheta, o recomendado é que o condutor não use álcool e nem outro produto químico feito com querosene, pois a borracha pode ressecar e trazer grande problemas na hora de maior necessidade do uso destas peças. Também não é recomendado colocar uma mistura de água com produtos químicos no reservatório.
Hora de usar a palheta
Com o intuito de limpar o vidro, o recomendado é que o motorista esguiche um pouco de água e assim, a sujeira já diminui. Após isso, ele pode acionar sem problemas as palhetas para tirar o excesso e o restante de resíduos. Uma dica importante é sempre deixar cheio o reservatório de limpeza, para eventuais usos. Aliás, esse esguicho deve estar direcionado ao centro do vidro, já que se estiver para baixo ou para cima, a limpeza não será eficaz.
Verifique a condição dos limpadores
O ideal é que os limpadores sejam trocados uma vez ao ano. Caso o uso desta peça seja frequente, sua substituição pode ser em um tempo menor. Vale lembrar que fatores como exposição acentuada ao sol, altas temperaturas e outros fatores podem ajudar no desgaste desses componentes. Se essas peças estiverem desalinhadas, o recomendado é que o condutor vá até uma loja especializada e arrume na posição correta, para assim usar com eficiência esses componentes.
Você sabia que os limpadores precisavam desses cuidados? Tem alguma dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Aprenda a cuidar corretamente do escapamento dos carros