Para determinados clientes, saber o tamanho do porta-malas dos carros é essencial na hora de decidir qual veículo será comprado. Isso acontece já que o espaço atrás do banco traseiro deve acomodar o máximo que puder de carga e outros objetos. Mas, você sabe explicar como é medido seu tamanho?
A maioria das montadoras utilizam o método VDA para descobrir qual é a capacidade do bagageiro dos seus modelos. Essa estratégia é baseada no seguinte propósito: um protótipo do modelo é estacionado em uma determinada área e seu porta-malas é preenchido por diversos bloquinhos feitos de isopor. Eles são sólidos e possuem um litro de volume cada.
Nisso, os engenheiros vão colocando todos os blocos e anotam o valor que o espaço precisou para ser totalmente preenchido. A disposição dos bloquinhos não pode interferir na abertura e fechamento da tampa do bagageiro e nem alterar a funcionalidade do tampão do veículo. Um pouco antes de começar a colocar as peças, uma medição virtual do espaço também é feita.
Tem outro método bem molhado sendo usado
A Chevrolet e outras marcas costumam usar o método VDA para descobrir o volume do porta-malas de seus automóveis, como contou o portal Carro. Contudo, outra prática que também é bastante feita é preencher o espaço com água. Sim, o líquido. O problema é que não é comum motoristas encherem seus bagageiros com litros de qualquer substância.
E outro problema é que a água pode ficar em qualquer espaço, ou seja, aumentaria de forma considerável o tamanho do bagageiro do modelo. Mas, é um espaço que a bagagem do condutor não vai caber. Uma polêmica recente sobre esse assunto envolveu o Fiat Fastback. Pelo método de litros líquidos, ele acomoda 600 litros de porta-malas. Entretanto, pelo método VDA, o espaço total é de 516 litros.
Essa diferença de 84 litros serve para mostrar onde a água pode ficar e o bloquinho não pode ocupar o espaço. Outra tática utilizada é preencher o espaço até o teto. Todavia, isso não deve ser feito nem pelos engenheiros das fabricantes e nem pelos motoristas. Todo mundo sabe que por uma questão de segurança, a carga não pode ser colocada acima do tampão.
Se isso acontecer, a segurança dos passageiros é afetada em um momento de frenagem, por exemplo.
Você sabia como era medido o porta-malas do carro? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários