As chuvas são bem-vindas em muitos momentos, principalmente para dar aquela regada no solo e umedecer o ar. Contudo, o excesso delas causa diversos transtornos e um deles são as famosas águas acumuladas nas pistas, que combinadas com alguns fatores pode causar uma aquaplanagem. Para evitar problemas graves com esse tipo de acidente, conheça algumas dicas para enfrentar tudo com calma.
Nada de foguete
A primeira dica vale para assim que começar uma chuva, de qualquer intensidade. Os especialistas recomendam que os motoristas vão diminuindo gradativamente a velocidade do veículo. Assim, o motorista e as demais pessoas ao seu redor podem transitar com mais calma, segurança e sem o risco de sofrer um acidente grave.
Vai com calma
Para evitar que o carro sofra com a aquaplanagem, o ideal é pisar bem levemente no freio. Se o condutor pisar com força nesse pedal e o modelo não tiver sistema ABS, as rodas podem travar e isso pode dar um problema maior. Ou seja, diminuir a velocidade e ir pisando com calma no freio ajudará o motorista a enfrentar esse acúmulo de água nas vias.
Volante reto
Perder o controle na aquaplanagem é muito simples, já que os pneus do carro perdem quase que completamente a aderência ao solo. Assim, o condutor precisa ir mais devagar e segurar bem firme o volante. Dessa forma, a trajetória em linha reta pode ser feita com certo esforço. Aqui, o importante é frisar que nada de movimentos bruscos podem ser feitos.
Pneus que gostam de atenção
Para evitar tanto a aquaplanagem quanto outros problemas, o ideal é que o condutor esteja sempre fazendo revisões periódicas em seu automóvel. A vistoria própria inclui até ficar de olho nos pneus, pois se eles estiverem em péssimo estado de conservação, vão causar danos maiores ao bolso do motorista e se estiver chovendo, a situação se agrava. Por isso, é bom estar de olho nos estados de cada um deles.
Você já enfrentou uma situação de aquaplanagem com seu carro? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários