Cuidado com esses acessórios

5 acessórios proibidos de serem instalados nos carros

Esses 5 acessórios não podem ser instalados nos carros de qualquer forma e podem render muitos problemas para seus donos

Acessório
(reprodução)

Os motoristas gostam de equipar seus carros com diversos acessórios, tanto para lazer quanto segurança. Neste caso, esses itens costumam funcionar como opcionais, já que eles não equipam de fábrica os veículos. Contudo, existem aqueles apetrechos que são proibidos, pelo menos no Brasil, de serem instalados nos automóveis. A lista de hoje traz justamente os dispositivos nada queridos das autoridades locais.

Película de vidro G5

Insulfim
Insulfim [Disal Consórcio/ Reprodução]

Um dos implementos muito usado atualmente nos carros é o insufilm, parecido com este Disal Consórcio. Essa película escura não permite que as pessoas de fora consigam ver o que há dentro do veículo. O problema é que existe um tipo desse item que é proibido no Brasil desde meados de 2023.

Segundo o portal Olhar Digital, a película de vidro G5 possui apenas 5% de transparência e isso não é mais aceito por aqui. Então, se o veículo estiver com esta proteção, o dono é multado e obrigado a retirar todo o produto. Como ele não permite ampla visibilidade do mundo exterior, pode causar um acidente com consequências.

Engate para reboque

engate
Engate para reboque [AutoEscola Online/ Reprodução]

Quem precisa transportar coisas em uma carretinha, costuma instalar nos carros o famoso engate de reboque. O acessório liberado para instalação precisa atender diversas regras como: estar registrado no Inmetro, ter tomada e instalação apropriada para se conectar com o veículo rebocado e outros fatores.

O engate só pode ter formato de esfera maciça (como o da Auto Escola Online), não pode ter superfície cortante e pode apenas ser instalado em veículos com peso bruto total de até 3.500 kg. Se essas normas não forem respeitadas, o dono recebe multa, pontos na carteira de habilitação e a retenção do modelo. Além disso, é considerada uma infração grave.

Faróis de Xenon

Farol
Farol de Xenon [Motor1.Com/ Reprodução]

Com o passar dos anos, os faróis dos carros foram ficando mais eficientes e com melhor iluminação. Só que, existem os iluminadores de xenon (como este da Motor1.Com) e estes não podem ver um guarda de trânsito. O motivo é que eles possuem uma luz mais intensa e ela pode atrapalhar a visão dos demais motoristas e os pedestres ao seu redor.

Desde 2011 sua instalação caseira é proibida pelo Contran. Mas, se o veículo já for equipado de fábrica com este acessório, existe permissão. Pois, o modelo terá um recurso que seja ativado e não cause problemas maiores. Se este não é seu caso, melhor voltar a ter os iluminadores comuns e não ter problemas com o conselho de trânsito brasileiro.

Escapamento Esportivo
Escapamento
Escapamento dos carros [Divulgação]

Carros com roncos estridentes chamam a atenção de qualquer um. Só que, modificar de qualquer forma seu modelo pode dar dor de cabeça com um agente de trânsito. Conforme informações do Blog Keko, ter um escapamento esportivo no modelo precisa ter instalação legalizada.

Segundo o Conselho de Trânsito Brasileiro, se o dono quiser ter um escapamento esportivo em seu veículo ele precisa pedir autorização do Detran para realizar tal mudança. Se ele não fizer isso, recebe multa, pontos na carteira de habilitação e retenção do seu automóvel para regularização. Caso o item venha de fábrica, o cliente não tem motivos de preocupação.

TV voltada para o motorista
Hyundai HB20 Copa do Mundo 2018 (divulgação)

Assistir televisão é um ato para relaxar ou mesmo se informar sobre os acontecimentos do mundo. Todavia, os motoristas não podem fazer isso enquanto conduzem seus carros. O Contran até criou uma resolução sobre tema e não permite que as centrais multimídias deixem o sistema de TV ativado com o automóvel em movimento.

Consumir este tipo de conteúdo é o mesmo que mexer no celular enquanto dirige. Por isso, que as centrais multimídias que possuem a TV embarcada possuem um sistema que desliga a tela assim que sentem o veículo em movimento. Se o condutor não prestar atenção na via pode até sofrer um acidente com graves consequências. Ou seja, ver TV só com o carro parado.