Cuidado para não praticar isso

4 práticas que detonam a suspensão dos carros

Se você comete alguma dessas atitudes, é bom parar pois a suspensão do seu carro vai estragar de forma mais rápida

Revisão da suspensão [pixabay]
Revisão da suspensão [pixabay]

Um dos principais componentes dos carros que cuida da segurança é a suspensão. Ela dá a estabilidade ao modelo e ainda absorve os impactos das ruas esburacadas. Como ela possui importantes funções, precisa ter alguns cuidados especiais e também evitar algumas práticas bastante comuns que os motoristas fazem.

Conheça nessa lista algumas práticas que os motoristas devem evitar e assim não terão a suspensão dos seus carros tão estragadas de forma acentuada. Separe o papel e a caneta e boa leitura.

Passe com calma

As ruas brasileiras são repletas de buracos, valetas e lombadas. Esses três obstáculos muitas vezes são enfrentados com o veículo andando acima da velocidade permitida e isso pode causar danos severos em toda a carroceria do automóvel, incluindo a suspensão.

Não custa reforçar que o indicado é passar por um desses três fatores com uma velocidade mais comedida. Desse modo, a segurança dos ocupantes, do carro em si e do mundo ao redor está mais garantida e o gasto na oficina não será nada caro.

Rua com valeta
Valeta de rua [Jornal O Liberal/ Reprodução]

Nada além

Quando for viajar ou precisar carregar um pouco de carga a mais na cabine ou porta-malas do carro, o ideal é que o condutor não ultrapasse o peso máximo que o modelo pode comportar. Se isso acontecer, ele vai exigir bastante do automóvel, o que pode desgastar as molas, amortecedores, pneus e aumenta consideravelmente o consumo de combustível.

É por isso que é recomendado utilizar um veículo especial para o transporte de cargas, pois ele já é preparado para receber quaisquer pesos além dos seus passageiros. Fora que não levar peso em excesso aumenta a segurança e estabilidade do carro.

Porta-malas Honda WR-V (divulgação)

Saiba escolher

Caso você ande bastante por vias irregulares com seu carro, tipo as estradas de terra, é recomendado que você escolha por um modelo que tenha tração nas quatro rodas ou que seja preparado para atividades deste estilo. Essa tração vai ajudar o veículo a enfrentar os obstáculos com mais facilidade e maior segurança.

Além disso, a suspensão de carros normais não foi feita para sofrer com impactos severos que a terra e as pistas irregulares podem proporcionar. Na dúvida, consulte um especialista que irá indicar qual o melhor automóvel pode atender suas necessidades.

Pneus precisam de atenção

Um dos componentes que precisam de atenção quando se fala em segurança dos carros são seus pneus. Eles devem estar alinhados, balanceados e bem cuidados para garantir a tranquilidade do veículo e dos seus passageiros. Por isso, andar com eles de qualquer forma pode acentuar o desgaste da suspensão.

O que acontece é que se os pneus não estiverem bem cuidados, eles podem sobrecarregar uma parte que se encontre em bom estado e isso pode forçar a suspensão e assim danificá-la de forma severa. Então, é sempre bom checar o estado dos pneus, incluindo o estepe.

(Auto+)

Você já praticou alguma dessas atitudes? Tem dúvidas sobre manutenção? Conte nos comentários