A Lexus prepara uma grande ofensiva elétrica para os próximos anos. Afinal, a marca de luxo da Toyota pretende se tornar totalmente elétrica até 2035, o que significa que será necessário mudar toda sua gama em cerca de 10 anos. E para deixar um gostinho do que está por vir, a montadora mostrou alguns conceitos movidos a eletricidade que devem ser lançados nos próximos anos.
Entre sedãs e SUVs, um modelo específico se destaca. O cupê de duas portas e frente alongada deve servir de inspiração para o futuro novo supercarro da marca. Totalmente elétrico, o modelo pode ser lançado em 2030 e seria um sucessor espiritual do LFA, que é até hoje o único superesportivo produzido pela Lexus.
Porém, o futuro esportivo só sucederia o LFA na posição de modelo mais veloz da marca, já que o conceito de ambos é completamente diferente. Lançado em 2010, o LFA ficou praticamente uma década em desenvolvimento e utilizava um motorzão 4.8 V10 aspirado de 560 cv e 48,9 kgfm de torque.
Este propulsor era derivado do modelo utilizado pela equipe de Fórmula 1 da Toyota, e fazia o supercarro atingir os 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 325 km/h. Apenas 500 unidades do Lexus LFA foram construídas.
No caso do futuro supercarro elétrico, o tempo do 0 a 100 km/h desejado pela montadora é ainda menor, ficando na casa dos 2 segundos. Considerando que motores a eletricidade entregam todo o seu torque de maneira imediata, esta meta é mais do que possível em modelo de altíssimo desempenho.
Legado
O futuro esportivo da Lexus pode servir como uma espécie de laboratório para os demais veículos da marca. Isso porque a tecnologia utilizada poderia ser aproveitada nos outros carros. Outro objetivo é enfatizar a dirigibilidade dos modelos da montadora, e nada melhor que utilizar um superesportivo para desenvolver a dinâmica dos futuros projetos.
Mas este é um projeto a longo prazo e que ainda vai demorar alguns anos para que maiores detalhes sejam revelados. Enquanto isso, a Lexus vai lançar outros elétricos. O primeiro será ainda em 2022 e será derivado do conceito RZ, que é um SUV.
Clone do EcoSport e do Corolla “Brad” são vendidos pela BYD na China
Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais