De uns tempos para cá, a Lexus tem investido em novos segmentos nos quais ela não atuava. Começou com a minivan LM, que antes era restrita à China, mas agora é vendida em diversas partes do mundo, evoluiu para o SUV subcompacto LBX. Mas agora, ao que tudo indica, abrangerá também o segmento de caminhonete.
Hoje, nenhuma fabricante de luxo tem uma caminhonete em seu portfólio, deixando para marcas como Chevrolet, Ram, Ford e até a própria Toyota, em seus modelos maiores, a missão de agraciar o segmento de luxo. A Mercedes-Benz foi a única a se arriscar na categoria, mas com uma Nissan Frontier chique que falhou retumbantemente.
Para a Lexus, contudo, o caminho parecia mais fácil. Afinal, ela é a divisão de luxo da Toyota e, para produzir uma picape, basta pegar uma Hilux ou uma Tundra e modificar o quão for necessário para torná-la um Lexus. Isso já acontece com SUVs grandes dentro da marca, então não é novidade para eles.
Caçamba elétrica
Contudo, a Lexus não quer que sua caminhonete tenha qualquer tipo de relação com as picapes da Toyota. A ideia é oferecer um modelo único e que seja concebido, desde o início, como um Lexus puro. A diferença, entretanto, é que essa caminhonete deve nascer totalmente elétrica.
Takashi Watanabe, chefe de engenharia eletrificada da Lexus, afirmou em recente entrevista à revista Drive que “se houver uma forte demanda dos consumidores, a Lexus vai lançar uma picape. É uma questão de possibilidade futura. Não negaremos aos consumidores uma picape Lexus”.
Resta saber se, quando essa caminhonete for lançada, se a Lexus criará uma nova tendência de mercado ou se será um gigantesco fracasso tal qual a Mercedes-Benz Classe X.
Você teria uma caminhonete da Lexus? Ou prefere que outra marca de luxo tenha um modelo com caçamba? Conte nos comentários.
>>Lexus lança o LBX, seu Yaris Cross de luxo
>>Recall do Lexus NX 350h é anunciado no Brasil; veja o motivo