A última rodada de crash-test do Latin NCAP gerou uma enorme polêmica envolvendo o Jeep Renegade. Depois de ter sido aprovado com 5 estrelas no teste anterior, o SUV compacto agora foi rebaixado a apenas uma estrela. Só que, o modelo avaliado era o com visual antigo e apenas dois airbags, algo que não é mais parte de sua lista de itens de série.
Ao invés de testar o Jeep Renegade reestilizado produzido no Brasil desde a linha 2022, o Latin NCAP usou um modelo 2021 para o teste. Na época, o SUV compacto não contava com seis airbags de série, sendo vendido somente com as duas bolsas obrigatórias. Como resultado, o Renegade teve apenas uma estrela no Latin NCAP.
Procurada pelo Auto+, a Jeep declarou que “o Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis airbags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida”.
Latin NCAP coloca o dedo na ferida
Contudo, o Latin NCAP também rebate uma conduta inadequada da Stellantis. A última vez que o SUV compacto foi testado foi em 2015, quando os protocolos do órgão eram outros. Além disso, o Renegade tinha outro visual. Os testes de impacto ficaram mais rígidos e, carros com 5 estrelas no passado, não têm a mesma classificação hoje em dia.
Contudo, mesmo tendo reestilizado duas vezes o Renegade, a Stellantis seguia fazendo propagandas alegando que o Jeep tem 5 estrelas no Latin NCAP. O compilado de imagens abaixo comprova isso. Há imagens do SUV antes da primeira reestilização e após, mas nenhuma foto usando o atual estilo.
Em seu comunicado, o Latin NCAP diz que “a Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos e também continua a usá-lo para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter sido avaliado há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores”.
As duas estão erradas
Só que o grande ponto é a última frase: “portanto, é questionável qual é a real intenção do fabricante com esse uso enganoso dos resultados que confunde o consumidor”. Afinal, o Latin NCAP também está fazendo uma ação enganosa testando um Renegade que saiu de linha. Assim como a Jeep está agindo errado ao divulgar teste em protocolo antigo.
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