Apesar de ter sido uma marca ícone até os anos 1980, já faz umas boas décadas que a Lancia se reduziu a uma marca que vende carros frufrus da Fiat. Só que agora em sua nova fase, isso mudará. Afinal, ela venderá um Opel Corsa / Peugeot 208 com visual um pouco diferente, interior mais luxuoso e…com uma bandeja no painel?
Flagrado em testes na Europa pela primeira vez, a quarta geração do Lancia Ypsilon deixará de ser intimamente ligado a um modelo Fiat para ser um parente do Peugeot 208. O modelo usará a mesma estrutura lateral do compacto da Peugeot, a qual também é compartilhada com o Opel Corsa. A ideia é baixar custos ao máximo.
Contudo, o visual do novo Lancia será bem diferente. O flagra foi feito com Corsa e 208 ao lado do Ypsilon, deixando claro o parentesco entre eles. As portas dianteiras serão iguais, assim como para-brisa e retrovisor. Contudo, o Lancia aparenta ter para-lamas bem alargados e frente mais afilada. Há até chance de faróis divididos.
A traseira apresenta lanternas altas e placa no para-choque exatamente no mesmo layout de seus primos. Entretanto, a coluna C parece ser diferente, dando a impressão de que há uma vigia traseira. É possível até que o Ypsilon seja mais longo que o Opel Corsa e que o Peugeot 208, ambos extremamente apertados no banco traseiro.
Servido, senhor?
Por falar em interior, o que chamou atenção no novo Lancia é a presença de uma enorme bandeja redonda à frente do console. Aparentemente a região terá carregador de celular por indução e um espaço para cacarecos variados. A central multimídia é bem grande e é provável que seja a mesma do Citroën C3.
Por dentro, o novo Lancia receberá bancos revestidos em veludo com couro, além de portas com acabamento melhor do que o presente no Peugeot 208. O modelo terá ainda painel de instrumentos totalmente digital, mas posicionado de maneira comum, como acontece no Opel Corsa.
Lá na Europa, onde ele será vendido, segundo informações do Carscoops, terá motores 1.2 PureTech em versão de 110 cv ou 130 cv. Há chance também de uma variante elétrica, seguindo o que já é aplicado em Peugeot e-208, Opel Corsa-e, Jeep Avenger e Citroën ë-C3, todos feitos sobre a mesma plataforma.
>>Peugeot 208 turbo é à prova até de gente chata | Avaliação
>>Livre da Chevrolet, Corsa tem nova geração garantida na Stellantis