A novela sobre a primeira picape da Kia ganhou mais um capítulo em meio a uma reviravolta. O projeto que havia aparentemente sido cancelado em novembro do ano passado voltou a ativa quando a Kia revelou o Plano S em que anunciava duas picapes. Contudo, os picapeiros não estavam tão animados porque, aparentemente, elas seriam elétricas.
Entretanto, novas informações obtidas pelo Automotive News revelam que a Kia trabalha sim em duas picapes elétricas, mas que uma delas terá também opções a combustão. “Olhe para a Ásia, Oriente Médio, África, América Latina e até a Rússia. Ainda há demanda por diesel e ainda há demanda por gasolina”, afirmou Dmien Meredith, chefe da operação australiana da Kia.
A Austrália, vale lembrar, é um dos maiores mercados de picapes médias do mundo e é de onde vem a mais forte demanda para a Kia fazer uma caminhonete. Ela será focada em mercados em desenvolvimento, como já foi afirmado pela própria marca sul-coreana em seus planos para o futuro.
Isso significa, porém, que ela não terá versão elétrica? Não. A Kia a construirá em uma plataforma já pronta para a eletrificação. Ou seja, a rival de Toyota Hilux e Ford Ranger nascerá com versões diesel e gasolina, mas também preparada para variantes híbridas e 100% elétricas.
“A dominação dos elétricos é específica na Europa Ocidental. E esse é o foco da legislação. Mas eles não são um mercado de picapes”, afirma o executivo. Ou seja, a marca sul-coreana tem planos fortes de eletrificação, mas não pode abandonar ainda os modelos a combustão. Especialmente em um segmento em que ela entrará pela primeira vez e quer chegar com peso.
>>Sportage Plug-in Hybrid faz 89,3 km/l e pode vir ao Brasil
>>EV6 é melhor que todos os Kia já vendidos no Brasil | Impressões
>>Kia pode estar desenvolvendo picape rival da Fiat Toro para o Brasil