O Kia EV9 teve as primeiras informações e fotos oficiais reveladas, e não passou batido: com porte de peso-pesado e design muito fiel ao conceito mostrado em 2021, trata-se de um SUV realmente diferenciado.
A começar pelo estilo dentro da filosofia “Opostos Unidos” da marca sul-coreana, que procura entregar um apelo visual sem precedentes a partir da combinação de elementos naturais e materiais. O resultado é uma carroceria futurista, com linhas angulosas que garantem robustez e leveza ao mesmo tempo, numa medida bem equilibrada.
Na frente, chama atenção a assinatura luminosa em linha, com duas dobras, e a superfície lisa e monocromática no lugar da grade frontal; o desenho quadradinho caracteriza a lateral, com destaque para o estilo diferenciado das rodas e as maçanetas embutidas.
Fruto da plataforma E-GMP, dedicada a produção de veículos elétricos da Kia/Hyundai (mesma base dos modelos Ioniq e Kia EV6), o SUV elétrico traz três fileiras de assentos para acomodar até 7 passageiros com espaço generoso, graças à longa distância entre eixos do modelo. Dá até para criar um “lounge” em seu interior, com os bancos da segunda fileira girando em 180 graus para que os ocupantes possam interagir com o pessoal da última fileira.
Um painel panorâmico aberto e flutuante se estende do volante ao centro do veículo, e conta com duas de 12,3 polegadas que se integram a uma terceira tela, de 5 polegadas. A ideia é oferecer uma experiência digital mais completa e sem muitos botões espalhados pelo painel. Pelas imagens divulgadas, dá para esperar um interior espaçoso, tecnológico e bastante refinado.
“O Kia EV9 abre novos caminhos, com o objetivo de redefinir os padrões de design, conectividade, usabilidade e responsabilidade ambiental”, disse Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe do Kia Global Design Center.
A estreia global do Kia EV9 está confirmada para o final deste mês, quando a marca divulgará todos os detalhes sobre versões, propulsão e dimensões. Por enquanto não há informação oficial sobre a vinda do modelo ao Brasil, mas fato que se isso acontecer não será tão cedo.
Consórcio para motos: posso comprar modelos usados ou apenas novos?