Destaque

Kia EV6 é o primeiro coreano da história a ganhar o Carro do Ano

Em breve no Brasil, Kia EV6 conquista prêmio de Carro do Ano na Europa pela primeira vez para uma marca coreana

Carro do Ano
Kia EV6 [divulgação]

Apesar de bem vistas no Brasil e nos EUA, Kia e Hyundai (e outras marca da Coreia do Sul) nunca ganharam o prémio de Carro do Ano na Europa. Uma das mais importantes premiações automotivas mundiais, contudo, elegeu o elétrico EV6 como campeão de 2022. O modelo, vale ressaltar, em breve estará no Brasil.

A premiação do Kia EV6 foi obtida através da votação de 61 jornalistas automotivos espalhados por 23 países ad União Europeia. Ele venceu modelos de peso como Renault Mégane E-Tech, Peugeot 308, Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Skoda Enyaq iV e Ford Mustang Mach-E.

Ao todo, o Kia EV6 faturou 279 pontos e 12 votos individuais. Ele foi seguido pelo Renault Mégane E-Tech com 265 pontos e pelo Hyundai Ioniq 5 com 261 pontos. Os jurados não pouparam elogios ao Kia, ao citar coisas como “o melhor carro elétricos entre os finalistas. Tem as mesmas virtudes do Ioniq 5, mas é um carro mais balanceado, refinado, mais atraente no visual e com mais qualidade”.

Kia EV6 [divulgação]
Kia EV6 [divulgação]
Vale lembrar que o prêmio de Carro do Ano na Europa foi criado em 1964 e é um dos mais importantes prêmios da indústria automotiva junto do Carro do ano nos EUA. Por lá, Kia e Hyundai já faturaram a coroa da premiação, contudo, na Europa, a votação sempre pendeu mais para marcas francesas, alemãs, britânicas e japonesas.

Prometido para o Brasil, o Kia EV6 deverá se tornar um dos carros elétricos com maior autonomia disponível em nosso mercado. Na Europa, ele conta com versões com tração traseira ou integral e autonomia variando entre 400 km e 528 km. A opção que será oferecida no Brasil ainda não foi revelada.

cARRO DO ANO
Kia EV6 [divulgação]

>>Kia registra Sportage 2023 híbrido europeu no Brasil

>>Carens volta como veículo recreacional, mas é minivan rival da Spin

>>Kia Carnival tem porta que pode sair voando sozinha