A Kawasaki tem apostado no desenvolvimento de motos eletrificadas há alguns anos. Já até existe um modelo elétrico da marca japonesa à venda, a Kabira KM 3000, voltada para o mercado indiano. No entanto, a ideia da Kawasaki é ter uma linha totalmente livre de motores à combustão até 2035.
Para isso, a marca vem investindo em pesquisas e desenvolvimento de diversas tecnologias. É o caso dos protótipos elétricos e híbridos que a Kawasaki tem testado nos últimos anos. Porém, poucas apresentações públicas dos modelos tinham sido feitas, e ainda assim eram com unidades com um desenho bem experimental.
Isso até o começo deste mês, quando a fabricante japonesa decidiu aproveitar a tradicional corrida das 8h de Suzuka para fazer uma demonstração dos seus modelos. Dessa forma, foi possível ver tanto a moto híbrida quanto a elétrica em ação.
E ao analisar os modelos, é possível notar que o híbrido é o mais parrudo deles. Até porque é preciso utilizar dois motores. Nenhum dado técnico da moto foi revelado, mas é possível que ela seja movida pela combinação do motor de 400 cm³ da Ninja 400 com um sistema elétrico de 48V.
No caso da moto elétrica, o modelo é nitidamente menor, com um corpo mais fino e que lembra o dos modelos esportivos de 125 cm³. As linhas lembram bastante outros modelos da Kawasaki, como os faróis, o para-choque dianteiro e os painéis laterais, que parecem ser dos modelos Z250 ou Z400.
Por enquanto, não há nenhuma informação sobre o lançamento das motos. Porém, é possível notar que os projetos estão em uma fase bastante avançada. Dessa forma, não seria nenhuma surpresa se a Kawasaki revelasse a versão final de uma das motos no Salão de Milão, por exemplo, que será realizado em novembro.
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