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Kardian é só a ponta do iceberg para a Renault

Renault revelou o Kardian muito antes do lançamento com o intuito de materializar seus planos de mudança drástica

Dacia Sandero [divulgação]
Dacia Sandero [divulgação]

Depois de praticamente quinze anos vivendo à base de projetos de baixo custo da Dacia ou indianos da própria Renault, a marca francesa prepara uma fortíssima virada de jogo. Apresentado no Rio de Janeiro durante o Renault Brand Internacional Game Plan 2027, o Kardian é só a materialização do que a marca pretende fazer.

Tudo começa com a base. A plataforma CMF Global foi desenvolvida para mercados emergentes, utilizando componentes da CMF B e da CMF C. Ou seja, terá custo reduzido e robustez, como a plataforma dos modelos menores, mas possibilidade de sustentar carros de maior porte. 

Para tanto, a Renault já afirmou que o menor carro a ser feito nessa base será o Kardian. O SUV compacto tem 4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura. Mas o mais interessante é a verdadeira modularidade que a plataforma global terá. Até mais que a MQB da Volkswagen.

Kardian
Renault Kardian [Divulgação]

Base “à la carte”

Até 2027 serão lançados oito carros com a plataforma CMF Global, sendo modelos de porte muito diferente. Para permitir essa flexibilidade tão grande, a Renault tem algumas receitas prontas para seus modelos. Diferentemente da MQB da Volkswagen, a qual só tem a parte do eixo dianteiro fixa, a base da Renault tem alguns módulos pré-selecionados.

O comprimento total do carro poderá variar entre 4 e 5 metros graças à quatro opções de entre-eixos (de 2,60 m a 3 m), enquanto o balanço traseiro terá três aplicações diferentes. Considerando somente essas duas variáveis, é possível afirmar que a Renault tem 12 opções diferentes de tamanhos de carros que pode fazer só mudando dois elementos.

caminhonete
Renault Niagara Concept [Divulgação]

A prova da flexibilidade da plataforma veio através do conceito Renault Niagara – que antecipa a segunda geração da Oroch, ou sua substituta. A caminhonete monobloco tem 4,90 m de comprimento e o maior balanço traseiro permitido pela plataforma. O entre-eixos não foi revelado, mas é certamente maior que os 2,60 m do Kardian.

Patamares dos carros

Um dos pontos mais interessantes do plano da Renault é que ela apostará em modelos mais caros para dobrar seu lucro na região. O Kardian, além de ser o menor, será o mais barato e único classificado na categoria B. A Renault terá mais dois modelos na categoria C, que certamente colocam a nova geração do Duster nesse patamar.

Kardian
Renault Kardian [Divulgação]

Outro modelo de classe C que pode estar relacionado aos planos da Renault é um SUV cupê como o Arkana e o Rafale, mas desenvolvido para mercados emergentes. A categoria D será contemplada pela Niagara / nova Oroch e por um SUV médio de sete lugares rival de Jeep Compass e CAOA Chery Tiggo 8. 

Esse SUV de sete lugares e o Duster podem ser os únicos modelos com equivalentes Dacia. Visto que o Duster já é visto como um grande ícone para a Renault, não somente para a Dacia. Já o modelo de sete lugares é cotado como a versão de produção do Bigster, que já nasceu para ser vendido em ambas as marcas.

Dacia Bigster Concept [divulgação] Renault Duster
Dacia Bigster Concept [divulgação]

Por fim, a base fecha a lista de oito modelos com dois carros comerciais ainda não descobertos. É possível que uma nova geração do Kangoo para mercados emergentes e um modelo equivalente à Peugeot Expert / Citroën Jumpy / Fiat Scudo esteja nos planos da Renault.

Eletrificação pronta

Outro ponto interessante da Renault para o futuro é que a plataforma está completamente pronta para diversos tipos de motorização. A CMF Global foi desenvolvida para ter carros com todos os tipos de motorização. A marca terá carros flex, como o Kardian, movidos somente a um combustível e GNV feitos sobre a base.

Kardian
Renault Kardian [Divulgação]

Mas o mais interessante é que ela nasce para receber sistemas semi-híbrido, híbrido tradicional e até mesmo híbrido plug-in. A Niagara conta com motor a combustão na dianteira e um elétrico na traseira para fornecer tração 4×4. Ou seja, até esse layout de multimotores com layouts diferentes será aplicável.

A grande questão é que a plataforma aceitará motores com torque entre 200 Nm (20,4 kgfm) e 37,8 kgfm. Com essa informação divulgada posteriormente, é muito provável que o motor 1.6 aspirado do Stepway não seja usado no Kardian em versão de entrada como especulado.

Kardian
Renault Kardian [Divulgação]

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