Quatro meses depois de sua apresentação, o novo Ford Ka Freestyle é lançado, sendo a versão responsável por trazer o visual reestilizado que será aplicado em toda a linha Ka posteriormente.
Além do visual, o aventureiro traz o mesmo motor 1.5 três cilindros do EcoSport, transmissão automática de seis marchas e mais equipamentos. Mas cobra caro por isso: R$ 63.490 (1.5 manual) e R$ 67.990 (1.5 automática).
Visualmente, o Ka Freestyle muda pouco. Ele traz como novidade grade dianteira mais estreita, rodas de 15 polegadas com desenho exclusivo, faróis com arranjo interno diferente e para-choques dianteiro e traseiro com desenho em “C” — solução parecida ao que foi adotada no Fiesta.
Em relação ao Ka das versões “urbanas”, o Freestyle ficou 1,7 cm mais alto em relação ao solo, o que totaliza 18,8 cm de vão livre. As bitolas ficaram 30 mm mais largas, enquanto o eixo traseiro ficou 30% mais rígido e a barra estabilizadora com maior diâmetro (23 mm). A direção elétrica também ganhou nova calibragem e ficou 8% mais leve em manobras.
Já por dentro o hatch traz o conhecido acabamento em plástico, só que na cor marrom na porção superior do painel. Destaque também para a nova central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas, a mesma usada no EcoSport. Acabamento continua igual, ou seja, sem muito capricho na qualidade dos materiais.
Motor 1.5 gera 136 cv e 16,1 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou transmissão automática, ambos com seis marchas. Um propulsor bem mais eficiente que o antigo 1.5 Sigma de quatro cilindros.
Na lista de itens de série, ele traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, rodas de 15 polegadas, câmera e sensor de ré, rack de teto, sistema Isofix e bancos parcialmente revestidos de couro. A central multimídia Sync 3, com tela de 6,5 polegadas, conta com duas entradas USB e suporte a Apple CarPlay e Android Auto.
Em relação aos rivais, o Ka Freestyle tem como vantagem o pacote de equipamentos mais recheado, inclusive quando o assunto é segurança: além dos obrigatórios airbags frontais, conta com airbags laterais e de cortina, totalizando seis bolsas. Além disso, é o único na sua categoria a ter controles de estabilidade e tração.
Para contornar a má avaliação no Latin NCap do ano passado, a Ford reforçou a estrutura do hatch nos pilares e teto, adotando também barras de proteção lateral nas portas, aços de alta resistência e maior espessura em algumas peças.
Resta saber como o Ka Freestyle (R$ 67.990) vai se comportar no mercado, mesmo apostando na lista de itens de série recheada e preço competitivo em relação aos rivais, como o Onix Activ (R$ 67.890) e HB20X (R$ 71.700). Vale lembrar que o valor já é próximo de SUVs compactos seminovos…
Veja mais:
>> Chevrolet Onix fica mais equipado na linha 2019
>> Hyundai HB20 ganha tapa no visual na linha 2019
>> Avaliamos o Ka Trail, representante da Ford no time de compactos aventureiros