Depois de muitos rumores e especulações, o grupo FCA finalmente confirmou a produção de um terceiro Jeep aqui no Brasil. Com sete lugares, o modelo não será simplesmente uma versão alongada do Compass, garante a Jeep, visto que o modelo terá conceito diferente, apesar de compartilhar com ele diversos componentes. O lançamento está agendado para o segundo semestre de 2021.
Em outros mercados a Jeep já tem o costume de chamar versões alongadas de seus modelos com o sobrenome Grand, como acontece com Commander e Grand Commander (da foto acima) ou Wagoneer e Grand Wagoneer. A exceção é Cherokee e Grand Cherokee que são modelos absolutamente diferentes. É bastante provável que o novo modelo receba um nome completamente diferente.
O novo Jeep usará a mesma plataforma de Renegade, Toro e Compass, sendo idêntico ao SUV médio da Jeep até a coluna B. A parte traseira será ampliada para receber os assentos traseiros, podendo resultar também em entre-eixos mais longo.
De olho no Tiguan Allspace
Hoje o Compass mede 4,41 m de comprimento, enquanto o Volkswagen Tiguan Allspace, que deverá ser o principal concorrente da versão de sete lugares, chega a 4,70 m. Lá na Europa, o Tiguan curto de cinco lugares tem 1 cm a mais apenas que o Compass em comprimento, portanto não é difícil pensar que o novo SUV 7 lugares encoste nos 4,70 m.
“O nosso SUV de sete lugares chegará com espaço interno para toda a família para completar a gama Jeep por aqui. Vamos estender a nossa liderança para a categoria D dos SUVs e esse lançamento é um dos passos para a renovação da nossa gama aqui no Brasil”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.
Opções de motor
Outra confirmação da Jeep sobre o irmão maior do Compass é a utilização de motores turbo, no plural. Até então especulava-se que o SUV de sete lugares seria equipado somente com motor 2.0 MultiJet II quatro cilindros turbo diesel que hoje rende 170 cv e 35,7 kgfm de torque, mas que passará por melhorias nos novos modelos da Jeep e na Fiat Toro.
Com isso, a possibilidade de que o novo SUV receba o motor 1.3 Firefly quatro cilindros turbo flex é bem grande. Esse motor será associado à transmissão automática CVT DirectShift do Toyota Corolla, como antecipado pelo Auto+.
Preços acima de R$ 170 mil
Usar motores flex e diesel como seus irmãos permitirá uma escalada de preços interessante dentro da Jeep. O Renegade flex é a base, enquanto suas versões diesel intercalam o preço com os Compass flex. Já o Compass diesel terá preço semelhante ao do SUV de 7 lugares flex, enquanto o novo modelo com motor diesel diminuirá a distância de preço para os Jeep importados.
Considere que hoje o Compass diesel mais barato parte de R$ 180.990 e chega a R$ 217.490, enquanto o VW Tiguan com sete lugares paira entre R$ 173.410 e R$ 210.680. Assim, não fica difícil enxergar onde o irmão maior do Compass se encaixará.
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