Até hoje não entendemos porque a Fiat nunca produziu o 500X no Brasil, visto que ele é basicamente um Jeep Renegade italiano. Contudo, a marca resolveu apresentar uma novidade importante na Europa: a versão Yachting que praticamente o transforma em um SUV conversível.
Tomando como base a ideia por trás do 500C, a Fiat deu ao SUV compacto 500X um teto retrátil de tecido. Ele cobre uma área maior que o teto solar panorâmico oferecido no SUV, o que da uma sensação próxima a de um conversível.
Entretanto, diferentemente do 500C, no SUV o vidro traseiro não é incorporado à área retrátil. Assim, apenas os passageiros dianteiros ficam com as cabeças totalmente descobertas. Já os que se sentam atrás terão apenas a área das pernas expostas ao sol vindo do teto de tecido aberto.
Estilo barco
Além do novo teto, a edição especial Yachting tenta replicar a vida dos luxuosos barcos das marinas italianas no SUV retrô. Ele conta com pintura azul Blu Dipinto di Blu com detalhes cromados espalhados por toda carroceria. O teto é em Blu Venezia, mesma cor usadas nas rodas de liga-leve de 18 polegadas.
Por dentro, o couro bege dos bancos contrasta com detalhes em preto no painel e nas portas. Ele traz ainda acabamento em mogno na parte central do painel e na manopla de câmbio. A produção será limitada a 500 unidades, todas marcadas com logotipo na cabine com as iniciais do país em que o modelo foi vendido (Itália, França, Alemanha, Espanha ou Suíça).
Alma brasileira
Debaixo do capô, o novo Fiat 500X Yachting traz o mesmo motor que já equipa o Jeep Compass e a Fiat Toro, mas que também deve chegar ao Jeep Renegade em breve. Trata-se do 1.3 GSE Turbo quatro cilindros. Lá na Europa ele entrega 150 cv. Há ainda o 1.0 GSE Turbo, que estreará no Fiat Pulse no Brasil. Por lá, entrega 120 cv.
A Fiat ainda oferece os motores diesel 1.3 MultiJet de 95 cv e 1.6 MultiJet de 130 cv. A transmissão é manual de cinco marchas ou caixa automática.
>>Fiat Cronos caminha para se tornar o sedã mais vendido do Brasil
>>Chevrolet já tem rival pronto para VW Nivus e Fiat Pulse
>>Portas dos Fiat Strada, Argo, Mobi e Siena podem abrir do nada