Destaque

Recon é o Peugeot 3008 da Jeep com alma de Wrangler

Além do mini Renegade (Avenger), Jeep também revelou outro SUV elétrico, dessa vez com base de Peugeot 3008

Jeep Recon [divulgação]
Jeep Recon [divulgação]

Provando que o futuro de todas as marcas da Stellantis é a eletrificação total, a Jeep revelou de uma só tacada três modelos totalmente elétricos. O primeiro foi o Avenger, até então conhecido como mini Renegade. Mas a marca apresentou um passo além com o inédito Jeep Recon.

Construído sobre a plataforma STLA Medium, uma evolução da EMP2 do Peugeot 3008, o novo modelo da Jeep traz elementos do Wrangler. Ao mesmo tempo faz um certo aceno visual à primeira geração do Cherokee – conhecida por seu visual caixote. É um legítimo veículo off-road, mesmo sendo totalmente elétrico.

O lançamento está marcado para o final de 2023, com vendas em 2024, mas a Jeep não deu detalhes sobre a mecânica usada pelo modelo. A única certeza é a presença de motor elétrico na dianteira e na traseira, formando tração integral totalmente elétrica. O símbolo 4xe na traseira é igual ao do Compass híbrido, mas o Recon é 100% elétrico.

Jeep Recon [divulgação]
Jeep Recon [divulgação]

Toque de Renegade

A carroceria estilo caixote é típica da Jeep, em especial dos modelos mais antigos. Ele pode ser visto como uma releitura da primeira geração do Cherokee com elementos do Wrangler. É possível, por exemplo arrancar as portas como no icônico Jeep e na Gladiator. O teto, porém, não pode ser removido, mas há opção de teto solar ou de tecido com grande abertura.

A dianteira traz a grade de sete fendas iluminada acompanhada por faróis quadrados, em que o LED diurno forma um U. Lateral com poucos vincos, mas estrutura forte e parruda, com direito a caixas de roda quadradas como em todo Jeep legítimo. Atrás, o estepe fica pendurado na tampa do porta-malas, como só acontece hoje com o Wrangler.

Jeep Recon [divulgação]
Jeep Recon [divulgação]
As lanternas são quadradas e altas, tendo um quê de Gladiator e Renegade. Já os ganchos no para-choque (tanto dianteiro quanto traseiro) tem coloração azul por conta da eletrificação. O Jeep Recon conta com porta-malas com abertura para o lado (como o Ford EcoSport) e a placa fica deslocada para o lado esquerdo.

Elétrico na trilha

Sem informações sobre o porte, o Jeep Recon aparentemente é um modelo maior que o Compass e que o Peugeot 3008 no qual se baseia. É possível que ele se posicione na mesma faixa do Cherokee ou do Grand Cherokee, mas sendo totalmente elétrico como um diferencial para os irmãos a gasolina.

Jeep Recon [divulgação]
Jeep Recon [divulgação]
A versão apresentada traz elementos da variante Trailhawk vista em Renegade, Compass, Cherokee e Grand Cherokee. Tanto que traz o emblema Trail Rated e foi divulgado pela Jeep como primeiro (e até então único) carro elétrico da marca a passar pela trilha de Moab como um Wrangler faz. É uma validação que todo Jeep Trailhawk precisa passar.

>>‘Mini-Renegade’ elétrico é revelado como Jeep Avenger

>>Jeep Compass 4xe: o futuro custa R$ 100 mil a mais | Avaliação

>>Jeep Renegade Trailhawk quebra todos os estigmas do meme | Avaliação