Há muito tempo a Jeep fala sobre um mini Renegade no mercado internacional. Contudo, a materialização desse modelo ainda era dúvida. Começou como um derivado do Fiat Panda 4×4 (basicamente um Fiat Uno com tração nas quatro rodas), mas migrou para a plataforma do Peugeot 208 quando a Stellantis nasceu. Agora revelado oficialmente, ele vai além.
Visualmente ele é a mistura perfeita entre Renegade e Compass, mas com peças (e plataforma) de Peugeot 208. A Stellantis não revelou uma vírgula sequer sobre o modelo, além de prometer lançamento para 2023 e que ele será o primeiro SUV 100% elétrico da marca. Isso, porém, não descarta uma versão a combustão.
O mini Renegade foi pensado para ser a nova porta de entrada da marca, mas com motores elétricos onde já há demanda forte para isso, como EUA e Europa. Contudo, mercados de baixo custo como Índia e América Latina (o que pode incluir o Brasil), devem receber o modelo em versão a combustão.
Feito sobre a plataforma STLA Small, uma evolução da CMP de Peugeot 208, Citroën C3 e Opel Corsa, o mini Renegade deve ter até 4 metros de comprimento. A medida é importante para que a Jeep possa vende-lo com descontos de impostos na Índia. Além disso, é preciso abrir uma distância do Renegade, que tem 4,23 m de comprimento.
O fato de ser feito na plataforma STLA Small / CMP facilitaria a produção do mini Renegade no Brasil na fábrica de Porto Real da Citroën e da Peugeot ou na planta argentina que faz hoje o 208. Por enquanto não há planos para isso, afinal, o menor SUV da Jeep poderia atrapalhar a vida do Fiat Pulse.
Renegade + Compass + 208
Visualmente fica clara a mistura entre Renegade, Compass e até Peugeot 208 no mini SUV. A dianteira é quadrada com o mesmo desenho do conjunto que engloba faróis e grade do Renegade, porém sem as lentes redondas, puxando para o lado do Compass. O para-choque tem desenho parecido com o do Commander, mas mais robusto.
Capô reto e com adesivo ao centro puxa para o Renegade, enquanto a linha de cintura alta e teto com pintura contrastante são puro suco de Compass. Na traseira, o desenho do vidro é idêntico ao do SUV médio, mas sem o friso cromado. Já as lanternas quadradas em X são do SUV mais vendido do Brasil, ainda que tenham um adicional na tampa do porta-malas.
Linhas laterais bem marcadas das caixas de roda e maçaneta traseira camuflada tentam dar uma aparência própria ao modelo. Já que olhando de frente e de trás, ele é a mistura perfeita entre os dois SUVs de entrada da Jeep. Já os retrovisores e maçaneta dianteira: surpresa! Eles são do Peugeot 208.
>>Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais
>>10 mil Jeep Renegade 2022 foram vendidos em 4 dias
>>BYD tem SUV do tamanho do Jeep Compass com karaokê embutido