A famosa crise dos semicondutores. Há rumores que dizem que ela pode continuar assombrando a indústria até meados de 2024. Até lá, será comum a paralisação da produção e até mesmo a interrupção na venda de algumas versões. Foi o que aconteceu com a Jeep, com o seu best-seller Compass. O SUV médio perdeu a versão Sport T270.
A perda, no entanto, é temporária. De acordo com o site da marca norte-americana e com informações do site Motor1 Brasil, a versão terá produção retomada quando a situação dos componentes estiver melhor. “A indústria ainda se ajusta às limitações de componentes. Isso pode acarretar na variação da oferta de determinados modelos.”, disse a Jeep em comunicado ao site.
Faz alguns meses que a fila de espera por uma unidade do Compass demora mais de três meses para ser entregue. Na melhor das hipóteses. Esse atraso pode estar muito ligado à falta de componentes para a produção em Goiana (PE). Apesar da versão Sport estar em uma espécie de regime lay-off dentro da fábrica, as demais versões seguem à venda.
O Compass Sport T270 é equipado com motor 1.3 Firefly Turbo, que desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Com esse motor, a Jeep destaca que ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. De série, o Sport tem seis airbags e central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Há ainda faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold e rodas de 17”. O pacote de equipamentos é completado pelo ar-condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma entrada tipo C). O Compass Sport é tabelado em R$ 171.990.
>>Stellantis confirma que joint-venture da Jeep faliu
>>Jeep prepara novos Renegade e Compass com versões elétricas